Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Oito requerimentos são aprovados em 9ª Sessão Ordinária de 2019

23/04/2019 - Atualizado em 23/04/2019 às 09:31

Sete, dos oito requerimentos aprovados pelos vereadores durante a 9ª Sessão Ordinária de 2019, realizada nesta segunda-feira (22), seguem para que o Poder Executivo Municipal forneça explicações sobre os temas abordados. Quatro matérias tratam sobre reivindicações de melhorias na pavimentação ou recape de ruas e estradas municipais. Todas elas foram aprovadas por unanimidade do plenário. Além dos requerimentos, oito indicações serão encaminhadas à Administração para apreciação dos setores competentes da municipalidade.

 

Conteúdo dos requerimentos

Lama asfáltica - O vereador Aristeu Elias Ribeiro requer ao prefeito Ricardo Endrigo e ao secretário de Obras, Eduardo Baratto, que seja informado se há no planejamento da Administração para 2019, a colocação de lama asfáltica na Av. Lagoa Vermelha, entre as avenidas Brasília e Pedro Soccol, e na Av. Veranópolis, entre a Av. Pedro Soccol e a Rua Goiás. Aristeu citou as indicações já encaminhadas ao Poder Executivo, dando conhecimento sobre a necessidade de melhorias nos referidos trechos. “Como até o momento nenhuma obra foi realizada, e o estado de conservação das vias continua a se agravar, solicitamos novas informações sobre o assunto”.

Cerco de áreas públicas - Valdir Oliveira solicita informações ao secretário de Administração, Erci Baldissera, se há estudos visando tornar obrigatório, com a devida inclusão e regulamentação na legislação municipal, o cercamento de áreas de uso público a que se referem os incisos I e II, do art. 9º da lei que institui o parcelamento do solo urbano do município. A reivindicação é sobre áreas a serem loteadas por empresas privadas, com o ônus atribuído às mesmas. Se observada a expansão do município, de acordo com o vereador, nota-se o aumento de terrenos baldios e sua utilização como depósitos de entulhos, lixo, ou até mesmo alvos de invasão, e lembra que é dever do proprietário do imóvel adotar medidas de forma não só a suprimi-los, mas de evitá-los.

Atendimentos UBS - Sidney França requer ao prefeito Ricardo Endrigo, dados sobre a metodologia de trabalho adotada na Unidade Básica de Saúde do bairro Panorâmico, com relação aos dias e horários de atendimento, bem como, se há médicos a serviço. O vereador enfatiza que moradores do bairro reclamam que na referida unidade não estão sendo realizados atendimentos, sendo os usuários redirecionados para a UBS Centro. “Sabemos que nestes processos é gasto um considerável tempo na fila de espera, e que muitos cidadãos acabam perdendo parte do seu expediente de trabalho. Por estes motivos, solicitamos que a Administração nos encaminhe informações sobre a UBS do Bairro Panorâmico, para que estejamos cientes e possamos informar a população”, justificou Sidney.

Cotas para agendamento - Outro requerimento de Sidney França encaminhado à Administração Municipal, questiona se há o objetivo de serem distribuídas cotas para o agendamento de exames médicos da Unidade Básica de Saúde - UBS Centro, para as unidades dos bairros. O agendamento de exames médicos, segundo Sidney, é realizado somente na UBS Centro, o que além de causar um grande acúmulo de pessoas no local, é um transtorno para os moradores dos bairros mais afastados. “Solicitamos ao setor competente da municipalidade que informe se há estudos com o intuito de descentralizar os agendamentos para todas as unidades básicas de saúde, desafogando a UBS Centro e ofertando maior comodidade aos cidadãos de todo o município”, pontuou.

Recape asfáltico - Tarcísio Becker solicita ao deputado federal Aliel Machado Bark, a viabilização de emenda no valor de R$ 500 mil, destinados à realização de recape asfáltico nas vias do perímetro urbano de Medianeira. Segundo o líder do governo na Casa, embora o Executivo esteja investindo considerável volume de recursos na manutenção das vias do perímetro urbano, ainda há muitos trechos necessitando de melhorias. “Visto que a pavimentação asfáltica sofre constantes desgastes, torna-se necessária a realização periódica de serviços de manutenção, o que motiva a população a nos questionar e solicitar, com considerável frequência, que estas obras sejam executadas”, justifica.

Academia ao ar livre - Tarcísio Becker solicita recursos ao chefe da Casa Civil, Luiz Augusto Silva, para a instalação de uma academia ao ar livre no canteiro central situado entre a Av. Pedro Soccol e as ruas Rio Grande do Norte e Mato Grosso. O vereador lembra que atividades físicas são imprescindíveis à saúde das pessoas. “Os exercícios realizados nos aparelhos disponíveis nestas academias possuem baixo impacto e geram pouco desgaste nas articulações, sendo mais eficazes e menos agressivos ao corpo de pessoas sedentárias ou que possuem idade avançada. Sendo que na referida região não há locais públicos dotados de equipamentos que possibilitem a realização de atividades físicas”, disse.

Pavimentação - Antonio França requer da Administração, informações sobre o prazo previsto para início das obras de pavimentação na Av. 24 de Outubro, trecho entre as ruas Rui Barbosa e Idalina Bonatto, no bairro Jardim Irene. O autor do requerimento afirma que há anos os munícipes que utilizam diariamente a via reclamam dos problemas de trafegabilidade, e enfatiza: “Sabemos que o Poder Executivo possui os recursos disponíveis e, inclusive, já licitou e contratou esta obra ainda em 2018. Infelizmente a empresa vencedora não cumpriu o contrato, que foi parcialmente rescindido, ficando esta e outras obras no aguardo do processo de chamamento da empresa que ficou em segundo lugar, quando da realização do processo licitatório”, explicou.

Recape asfáltico - Antonio França questiona o prefeito Ricardo Endrigo, e o secretário de Obras, Eduardo Baratto, se há no planejamento da Administração para 2019, a realização de recape asfáltico nas ruas do bairro Jardim Irene que são utilizadas pelo transporte coletivo municipal. O vereador lembra que grande parcela da população do referido bairro utiliza o transporte, e que vários usuários estão reclamando há anos do desconforto, dos solavancos e trepidações dos ônibus ao transitarem por estas ruas do bairro. “Já solicitamos informações sobre a realização destas melhorias através de requerimento, oportunidade que o Poder Executivo informou que possivelmente atenderia em 2019”, pontuou.

 

As indicações estão disponíveis para o acesso na íntegra, [clique aqui]

Acesse o portal da transparência