Audiência Pública realizada na Câmara discutiu Reforma da Previdência e seus impactos

10/05/2019 - Atualizado em 10/05/2019 às 11:25

O plenário da Câmara Municipal de Medianeira recebeu na noite dessa quinta-feira (9), uma audiência pública para debater a respeito da Reforma da Previdência Social (Proposta de Emenda à Constituição 6/19) que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, e os impactos previstos ao contribuinte, se for aprovada.

A audiência foi promovida pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Sebastião Julião Alves, juntamente com o Partido dos Trabalhadores, representado pelo vereador Aristeu Ribeiro. O ato foi prestigiado também pelos vereadores Antonio França e Sidney França. Responsável pela abertura dos trabalhos na Casa, Sidney destacou a importância de mobilizar a população para conhecer a fundo e opinar sobre as propostas do referido projeto. “Deste modo, promovemos um debate democrático sobre o assunto na Câmara”, disse.

A proposta, de autoria do Governo Federal, pretende alterar o sistema de Previdência Social para os trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos dos Três Poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios). A proposta cria uma idade mínima de aposentadoria. Ao final do tempo de transição, deixa de haver a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição.

Para mulheres, a idade mínima de aposentadoria será de 62 anos, e para homens, de 65. Beneficiários terão que contribuir por um mínimo de 20 anos. Alteração também atingirá regras de aposentadoria para trabalhadores rurais. A economia prevista pelo governo é de R$ 1,236 trilhão em dez anos, caso o texto seja mantido, como defendeu na quarta-feira (8) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Veja nesta matéria publicada pelo G1, quais são as propostas do projeto ponto a ponto. [CLIQUE AQUI]