Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Câmara presta homenagem aos 45 anos de Jornal Mensageiro

06/08/2019 - Atualizado em 06/08/2019 às 11:26

Após o recesso parlamentar do mês de julho, os vereadores da Câmara de Medianeira retornaram às atividades em plenário na tarde desta segunda (5), com a realização da 19ª sessão ordinária de 2019. O expediente teve início com a entrega dos Votos de Congratulações ao Jornal Mensageiro, que este ano celebrou os 45 anos de fundação.

O título foi outorgado em nome de todos os vereadores da Casa, tendo como proponente o vereador Sebastião Antonio. A homenagem foi prestada em reconhecimento ao jornal que é considerado o mais antigo da região ainda em circulação, com edições semanais. O Mensageiro foi criado em 17 de maio de 1974 pela cidadã honorária de Medianeira, Mirtis Maria Valério e hoje é conduzido por sua sobrinha, jornalista e editora Ana Claúdia Valério.

Na condição de proponente, Sebastião parabenizou o Jornal pelo brilhante trabalho exercido ao longo destes 45 anos com muito profissionalismo, ética e respeito com o leitor. “A memória do Mensageiro está associada a história do nosso município. Noticiário que sempre esteve presente nos momentos mais marcantes e significativos de Medianeira e região, fossem estes bons ou não. Edição por edição, o Jornal narrou o desenvolvimento desta terra e apresentou a história do nosso povo”, enfatizou.

Ana destacou a trajetória do Jornal e agradeceu os vereadores pelo elevado reconhecimento outorgado. “Esse é um momento oportuno para agradecermos os colaboradores da empresa, leitores e anunciantes, e de todos que fizeram parte desta história, em especial, a tia Mirtis, que iniciou e conduziu os trabalhos por 42 anos de forma tão exemplar. Seguimos com o compromisso de sempre evoluir, mas sem perder a essência, pois o Jornal possibilita, neste nosso cotidiano tão bombardeado de informações, que possamos desfrutar de um momento mais íntimo com a leitura. Portanto, que estas Bodas de Rubi possam simbolizar a consolidação e fortificação da ótima relação existentes com todas essas pessoas que confiam no Mensageiro”, frisou a editora.

Na sequência, deu-se início a deliberação das proposições em pauta. Ao todo, oito requerimentos foram aprovados em único turno e cinco indicações de melhorias foram despachadas aos órgãos competentes.

 

Requerimento de Sidney França - Aprovada e subscrita pelos demais vereadores, a proposta de outorga de Votos de Congratulações da Câmara Municipal de Medianeira às três primeiras colocadas nos concursos de Miss Medianeira 2019: Fernanda Hobold, Ana Paula Grassi e Fatima Inês Franz; e Miss Melhor Idade 2019: Irma Lemke Mattje, Lira Mertz e Virginia Faquin Pavei. A entrega das homenagens deve acontecer na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto.

Requerimento de Pedro Seffrin - O vereador requer a outorga de Votos de Congratulações ao medianeirense Alex Malacarne, ciclista profissional que foi campeão brasileiro de Mountain Bike XCO Junior 2019, em competição ocorrida nos dias 20 e 21 de julho, em Mairiporã-SP. Seffrin justifica que o atleta há anos tem se dedicado para manter-se dentro das condições técnicas e físicas exigidas para integrar o programa de atletas de rendimento do município, o “Bolsa Atleta”, representando a cidade em competições nacionais e internacionais. Alex ainda participará do Campeonato Mundial, que será realizado este ano no Canadá, com início no dia 29 de agosto.

Requerimento de Aristeu Ribeiro - Questiona o prefeito e a secretária de Educação e Cultura, sobre qual a metodologia adotada para a implantação de programas e disciplinas relacionadas ao meio ambiente e se há no currículo escolar do município a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, conforme disciplina a Lei Orgânica Municipal. Segundo o vereador, quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Aristeu citou como exemplo o projeto “Orgânicos na Escola”, que vem trabalhando além da conscientização, a alimentação saudável, criatividade e conexão social.

Requerimento de Aristeu Ribeiro - O vereador solicita ao prefeito e ao secretário de Agricultura, se consta no cronograma da pasta, a realização de melhorias na pavimentação da Comunidade da Linha Pessali. Aristeu destaca que através de indicação encaminhada há meses, a Administração foi informada sobre as péssimas condições de conservação do trecho, muito prejudicado com o tráfego constante de máquinas pesadas e a ação do tempo. “Visitando o local, constatamos que nenhuma melhoria foi realizada durante este período, motivo pelo qual, os moradores seguem reclamando da urgência destas melhorias, pois o tráfego tem se tornado cada vez mais custoso e inseguro”, justificou.

Requerimento de Nelson de Bona e Sidney França - Solicitam ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a construção de um presídio em Medianeira. Os autores justificam que o presídio atenderia também a demanda dos municípios de Serranópolis, São Miguel, Itaipulândia, Matelândia, Missal e Ramilândia. “A cadeia pública do município hoje lida com superlotação, fugas e frequentes rebeliões que preocupam a população, que constantemente reivindica a retirada desta estrutura da região central ou a tomada de medidas para diminuir sua superlotação. Além do alto índice de crescimento populacional, vários fatores justificam e dão garantia de suporte a edificação de um presídio, que poderá atender a todos os municípios da região”.

Requerimento de Nelson de Bona - Questiona o prefeito, sobre qual a previsão para o início das obras de reforma ou possível expansão da capela mortuária do Cemitério Municipal Jardim da Paz, e se há estudos para construção de uma nova capela. O vereador cita que o atual espaço não possui condições físicas estruturais que permitam que defuntos sejam velados com dignidade. “Já tramitaram aproximadamente 10 proposições de vários vereadores, desta e de outras legislaturas, tratando do assunto e alertando para o problema. Sem uma solução até o momento e diante da reclamação constante da população, nos obrigamos uma vez mais a trazer o tema para discussão”, justificou Nelson.

Requerimento de Antonio França - Questiona o prefeito e o secretário de Administração, se está incluso no processo de revisão do Plano Diretor a transformação das ruas Wadis Dall’Oglio e Alexandria, no bairro Jardim Irene, em Zonas de Comercio e Serviço Local. O vereador afirma que vários empresários solicitam a transformação das referidas vias em ruas comerciais, nos termos da Lei nº 382/2014, que instituiu o uso e ocupação do solo urbano de Medianeira, expandindo o número de vias com esta classificação no bairro e oferecendo aos comércios já instalados e aos demais que venham a se instalar, os benefícios especificados pela referida lei.

Requerimento de Antonio França - Cobra do prefeito e do secretário de Agricultura, se o município possui área específica com licenciamento ambiental para extração de cascalho, ou tem solicitado autorizações temporárias, e se os meios utilizados têm suprido a necessidade de cascalho para a recuperação das estradas. França alega que recentemente foi questionado por produtores rurais sobre a existência de áreas regularizadas para a extração. “Ao pesquisarmos sobre o assunto, encontramos uma portaria do IAP, que estabelece os critérios necessário para o licenciamento de pequenas cascalheiras, situação que requer uma autorização ambiental para terraplanagem, para que no prazo de sua vigência, haja a retirada do material e a recuperação da área, bem como de outras regulamentações.

 

As proposições estão disponíveis para o acesso na íntegra, [clique aqui]

Acesse o portal da transparência