Presidente do Legislativo prestigia cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira

19/11/2019 - Atualizado em 19/11/2019 às 16:21

O presidente da Câmara, vereador Valdecir Fernandes, participou na manhã desta terça-feira (19), da Formatura do Dia da Bandeira, realizada pelo Tiro de Guerra 05-018 em alusão a este importantíssimo símbolo pátrio, criado há 130 anos.

O chefe de instruções do TG, subtenente Alexandre de Resende Gomes conduziu os trabalhos com a apresentação da bandeira à tropa e presentes, além da leitura da Ordem do Dia, e da tradicional Cerimônia de Incineração de Bandeiras Inservíveis, enquanto os atiradores entoavam o Hino à Bandeira.

A formatura teve participação especial do Adjunto de Comando, subtenente Sandro Marcos Jacyntho, da 5ª Região Militar, do comandante do Corpo de Bombeiros de Medianeira, 1º tenente Jonatas B. Theodoro, do prefeito Ricardo Endrigo, do vice Neguinho, secretários, amigos e familiares dos atiradores, e alunos e professoras da Escola Jaime Canet.

Durante a solenidade, a diretora da Escola Municipal Jayme Canet, Vanilda Aparecida Fernandes, recebeu uma nova bandeira nacional das mãos do prefeito e do chefe de instruções como símbolo de civismo e cortesia pela participação.

Curiosidades

Bandeira - Um dos símbolos nacionais, a Bandeira foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído.

No círculo azul, encontram-se 27 estrelas que retratam o céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, e representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.