Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Vereadores aprovam por 8x1 prestação de contas de 2017 do Poder Executivo Municipal

26/05/2020 - Atualizado em 26/05/2020 às 16:22

A Câmara de Vereadores realizou sessão extraordinária na manhã desta terça-feira (26), convocada exclusivamente pela presidência, para discussão e votação em único turno do Projeto de Decreto Legislativo n.º 002/2020.

De autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, o projeto dispõe sobre a aprovação das contas do Município de Medianeira, referente ao exercício financeiro de 2017, de responsabilidade do prefeito Ricardo Endrigo.

O Tribunal de Contas do Paraná - TCE/PR, enquanto órgão auxiliar, encaminhou à Casa de Leis, o acórdão de parecer prévio favorável à aprovação das contas 2017, com ressalvas.

Nas últimas semanas, as informações foram analisadas minuciosamente pela Comissão, que emitiu parecer com anotações sobre as ressalvas e com recomendação pela aprovação das contas em Plenário.

A votação foi secreta, conforme dispõe o Regimento Interno, com cédulas depositadas em urna e contabilizada pela Comissão de Finanças. Após contagem dos votos, foi anunciada a aprovação do projeto com 8 votos favoráveis e 1 voto contrário.

O presidente da Comissão, vereador Pedro Ignácio Seffrin, parabenizou os vereadores ela aprovação das contas, enfatizando que não houve dolo e ou má-fé do prefeito e assistentes, pelo qual as ressalvas pontuadas pelo Tribunal não causaram prejuízos ao erário.

 

Das ressalvas apontadas pelo Tribunal

Uma das ressalvas aponta a aplicação de multa em razão do atraso na entrega dos dados do SIM-AM. Apesar da falha técnica, o relatório alega que os atrasos não superaram o limite de trinta dias imposto pelo Tribunal.

No tocante ao resultado financeiro deficitário das fontes não vinculantes de 1,48%, o relatório aponta que o valor é menor que os 5% tolerados pelo TCE/PR. O Executivo justifica que o resultado é decorrente da queda na arrecadação em face da estagnação econômica pela qual atravessa o País.

Por fim, ressalva quanto a emissão equivocada de certidão de regularidade profissional. Situação corrigida em razão do envio da certidão adequada em tempo hábil.

 

O relatório e parecer final da Comissão de Finanças, assinado pelo relator Tarcísio Becker Sobrinho encontra-se disponível na íntegra através do site oficial da Câmara ou através do link: https://www.camaramedianeira.pr.gov.br/archives/legislative/relatorio_e_parecer_da_cfo.pdf.

Acesse o portal da transparência