Rosangela apresenta balanço da Secretaria Municipal de Saúde aos vereadores

19/01/2021 - Atualizado em 19/01/2021 às 15:49

Nessa terça-feira (19), foi a vez dos vereadores de Medianeira conhecerem a nova secretária de Saúde, Rosangela Fiametti Zanchett, para entender quais são as principais necessidades e o planejamento do setor para 2021.

Participaram da reunião realizada na Prefeitura, o presidente da Câmara, Marcos Berta, e os vereadores Aninha Santos, Fabio Sanem, Ivan Redeloff, Muniz dos Santos, Lucy Andreola e Valdir Candido de Oliveira.

Durante o diálogo, os vereadores conseguiram de forma satisfatória sanar as dúvidas sobre questões como: o combate ao Covid-19, disponibilidade de recursos, os protocolos de atendimento da saúde, gestão da UPA e o atendimento em geral a toda a população.

A exemplo das pastas já visitadas, a maior dificuldade está no quadro pessoal defasado. Segundo a secretária, a falta de profissionais, especialmente médicos especializados, tem ocasionado transtornos e constantes atrasos na consultas e intervenções.

Também esteve em pauta a terceirização do serviço da UPA 24horas. Rosangela comentou que a proposta está sendo analisada pela Administração, mas que em breve deverá ser melhor discutida com a Câmara de Vereadores e a comunidade.

Outra solicitação importante é a viabilização de novos veículos. Com uma frota muito limitada, com algumas unidades em manutenção, compromete a oferta de um serviço de maior qualidade à população. Os vereadores disseram que tentarão buscar junto aos deputados e esferas governamentais novos recursos para atender estas reivindicações.

Sobre o combate ao Covid-19, a informação é de que o município receberá nos próximos dias um lote com mais de 500 vacinas. A distribuição será primeiro aos profissionais que atuam na linha de frente da pandemia. Contudo, até que novos lotes cheguem, a população deve seguir agindo com responsabilidade e com a precaução necessária.