Vereador vistoria situação de Canil Municipal

22/01/2021 - Atualizado em 22/01/2021 às 17:13

Interessado em conhecer melhor o funcionamento e verificar as necessidades do espaço que hoje abriga centenas de cães em estado de abandono, o vereador da Câmara Municipal de Medianeira, Ivan Redeloff visitou na manhã dessa sexta-feira (22), o Canil Municipal. O parlamentar esteve acompanhado pela presidente da Ong Sos Focinho, Edna Gasperini e da voluntária Estela Maris Biassi.

A dedetização regular do ambiente torna-se indispensável. Conforme os servidores, com a infestação de ratos e ratazanas, as rações que estão no depósito são alvos constantes de ataques. A superlotação de animais também é um problema de tempos, e a manutenção das baias é essencial para melhor atender os animais abrigados, especialmente àqueles em situações especiais.

O Canil conta com um quadro limitado de funcionários da Administração e depende da colaboração de voluntários da ONG SOS Focinho. As veterinárias Laura Silva e Patrícia de Paula, que auxiliam no atendimento, explicaram sobre a necessidade de abertura de vagas para contratação de médicos veterinários, ou a prorrogação do PSS, que vence em março.

O vereador também foi informado sobre a condição do castramóvel, que está aguardando a regularização do conselho para poder entrar em funcionamento. Laura destacou a urgência de viabilizar o equipamento, pois o controle populacional dos animais que estão na rua só surtirá efeito a longo prazo, entre cinco a oito anos. Ivan afirma que levará as informações a conhecimento dos demais vereadores e que tentará junto aos deputados viabilizar recursos para manutenção do Canil.