Câmara visita Secretaria de Educação e Cultura

27/01/2021 - Atualizado em 27/01/2021 às 23:10

Os vereadores Aninha Santos, Delcir Berta Alessio, Douglas Gerviack, Fabio Sanem, Ivan Redeloff, Professor Muniz, Lucy Andreola e o presidente da Câmara, Marcos Berta, conheceram na tarde dessa quarta-feira (27), o 5º andar da Prefeitura, espaço onde está lotado a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Quem chefia a pasta é Clair Terezinha Rugeri, professora da rede municipal há 33 anos, ela ocupa o cargo de secretária desde 2008. Sua permanência, inclusive, com o novo governo, mostra a competência de todo o quadro educacional que ajudou o município a saltar dos 4,6 pontos em 2005, para 7,3 pontos em 2019, no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Outra evolução apresentada, diz respeito ao índice de aprovação nas escolas municipais que em 2019 apontou 98,71%, estando bem superior à média estadual. Também foram apresentados dados detalhados sobre toda a equipe de coordenação que auxilia os trabalhos e de toda a estrutura do ensino.

O retorno das aulas está previsto para o dia 8 de fevereiro, apenas com atividades remotas. A expectativa de regresso às salas é para 1º de março, onde deverá seguir o modelo híbrido, com aulas presenciais intercaladas entre uma semana e outra. Os estudantes ainda receberão uma revisão do conteúdo de 2020.

A reunião foi acompanhada pela coordenadora pedagógica, Franciele Perego Garcia. Foram assuntos da pauta, o transporte escolar e a construção de novo CMEI. Outra informação relevante é que cada escola receberá um Plano de Contingência, contendo as normas e protocolos que deverão ser seguidos por professores, alunos e funcionários afim de evitar a transmissão do Covid-19.

Apesar de contar com um orçamento significativo, previsto este ano para R$ 42 milhões, a secretária destacou que boa parte do valor é abatido no pagamento dos vencimentos do quadro pessoal, e que a contribuição dos vereadores para atrair novos recursos é de extrema importância para viabilização de obras e manutenção das escolas, quadras, aquisição de novos equipamentos e mais.