Assistência Social e Controladoria apresentam resultados do 3º quadrimestre de 2020

23/02/2021 - Atualizado em 23/02/2021 às 11:25

A Secretária Municipal de Assistência Social e o Departamento de Controle Geral da Prefeitura de Medianeira realizaram nesta segunda (22), no Plenário da Câmara, audiência pública para demonstração das metas fiscais e ações referentes ao 3º quadrimestre de 2020.

A assistente social Christiane Zanette Mondardo apresentou o relatório com o resumo das atividades desenvolvidas pela Secretaria, abrangendo os atendimentos realizados por CRAS, CREAS e o Conselho Tutelar. Apenas no 3° quadrimestre, o Município empenhou R$ 2.234.667,41.

O relatório apresentado pelo controlador geral do Poder Executivo, Aguinaldo Bodanese, apontou que foram atingidas todas as metas fixadas para o resultado primário e nominal do 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2020. Agnaldo informou ainda que as despesas com pessoal e o endividamento seguem abaixo dos limites legais.

O controlador apresentou o percentual do orçamento anual investindo das áreas da saúde e educação. Na Saúde foram empenhados 28,68% das receitas oriundas de impostos, enquanto que a Educação ficou com 23,24%, valor inferior aos 25% exigidos pela Constituição.

Aguinaldo explicou que o investimento no setor foi prejudicado em circunstância da pandemia, bem como pela suspensão das aulas. Contudo, a Administração tem o dever de aplicar a diferença que resta no 1° quadrimestre de 2021, sanando assim suas obrigações.

Convocada pela Comissão de Finanças, os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Joselito Muniz. Também acompanharam a audiência os vereadores Aninha Santos, Delcir Berta Alessio, Douglas Gerviack, Fabio Sanem, Lucy Andreola, Marcos Berta e Valdir Oliveira.

A audiência serve para garantir transparência na gestão dos recursos públicos sobre as receitas arrecadadas e despesas realizadas durante o referido período e sobre o quadro geral das dívidas do município.