- "Quem não é visto, não é lembrado".

02/03/2021 - Atualizado em 11/03/2021 às 09:27

Ficar em casa, no atual contexto de enfrentamento ao coronavírus, é mais do que um ato de segurança, é um gesto de carinho com você mesmo e com todas as pessoas. O isolamento social é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde para combater o vírus, que diz respeito à transmissão comunitária entre a população.

Para entendermos melhor a lógica do isolamento e restrição social e sua importância, precisamos primeiramente entender o conceito de R0, que é o número básico de transmissão. Desse modo, entendemos melhor quantas pessoas um infectado pode contaminar.

No caso da COVID-19, o R0 básico é estimado entre 2,5 e 3. Ou seja, para cada pessoa infectada, outras 2,5 a 3 serão infectadas. Isto leva a uma progressão bem rápida, em torno de 60.000 casos em 2 meses, e 14.551.915 em 3 meses.