Mais vacinas e mais profissionais para Saúde, vereadores aprovam projetos em regime de urgência

17/03/2021 - Atualizado em 17/03/2021 às 19:15

Os vereadores de Medianeira participaram de duas sessões extraordinárias, realizadas na noite de ontem e hoje (dias 16 e 17 de março). As reuniões foram convocadas, exclusivamente, para deliberação em dois turnos, de três projetos de lei encaminhados em regime de urgência pelo Poder Executivo Municipal.

O Plenário aprovou por unanimidade, o projeto que ratifica o protocolo de intenção firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, além de medicamentos, insumos e equipamentos na área de saúde. Conforme justificativa, há urgente necessidade de vacinação em massa da população, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, como também para retomar a atividade econômica, geração de emprego e renda e convívio social.

Outro projeto aprovado por unanimidade, autoriza o Executivo Municipal a proceder a realização de Processo Seletivo Simplificado - PSS, para contratação, por tempo determinado, de dez agentes de combate a endemias. Com o índice de infestação do Aedes aedypti em 3,6%, o Município se encontra no estado de alerta, conforme levantamento do Índice Rápido (LIRAa). A contratação destes profissionais visa preencher o quadro pessoal que é considerado insuficiente para atender toda a demanda de trabalho no combate a esta proliferação.

Por fim, os parlamentares também aprovaram o projeto de lei, que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -  CACS FUNDEB, e dá outras providências. O Conselho tem por finalidade proceder ao acompanhamento e ao controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos no Fundo, com organização e ação independentes e em harmonia com os órgãos da Administração Municipal.