Câmara aprova projeto que institui 14 de novembro como o Dia Municipal da Alfabetização

25/05/2021 - Atualizado em 25/05/2021 às 10:11

Foi aprovado em primeiro turno, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Medianeira, o Projeto de Lei do Legislativo n.º 004/2021, de autoria das vereadoras Aninha Santos Lima e Delcir Berta Aléssio, que institui em 14 de novembro o Dia Municipal da Alfabetização. Aprovado por unanimidade do Plenário, o projeto segue para deliberação em segundo turno na pauta da próxima semana.

O objetivo é estimular e conscientizar a população sobre a importância de melhores condições de ensino e aprendizagem no Município. “Neste dia, a comunidade escolar e familiar será incentivada pelo poder público a desenvolver atividades que lembrem a importância do ensino para nossos jovens e adultos, como fator preponderante para a erradicação do analfabetismo do nosso meio”, explicaram as autoras.

Dos requerimentos aprovados

Vereadora Lucy Andreola apresentou dois requerimentos. Um solicitando ao governador Ratinho Junior, e ao deputado estadual Ademir Bier, a disponibilização de um caminhão para a coleta seletiva de lixo reciclável, e outro questionando ao Executivo Municipal, se foram adquiridos testes rápidos para a detecção da Covid-19 no Município.

Vereadora Aninha Santos Lima solicita ao deputado estadual Adriano José da Silva, a viabilização de uma viatura leve para a Defesa Civil de Medianeira, afim de fortalecer os trabalhos de prevenção e socorro.

Vereador Joselito Muniz cobra do Executivo Municipal, se há estudos para elaboração de Lei Municipal que viabilize o pagamento de auxílio-alimentação no orçamento de 2022.

Vereadores Fabio Sanem e Ivan Cadeirante questionam o Executivo Municipal, sobre o processo de regularização do Castramóvel, a sua lotação e localização atual, e a previsão para funcionamento.

Vereadores Ivan Cadeirante, Fabio Sanem e Delcir Berta Alessio solicitam informações da Sanepar, por quais motivos o Poço Artesiano localizado na Linha Sol e Ouro está inativo, e se há projeto para utilizá-lo no abastecimento do Município. A proposição foi subscrita por todos os vereadores do Plenário.

Vereadores Valdir Oliveira e Marcos Berta solicitam ao Executivo Municipal, se há estudos para elaboração de Lei Municipal, com o intuito de regulamentar o benefício de atendimento programado e gratuito aos pequenos produtores rurais.

Vereadores Lucy Andreola e Joselito Muniz apresentaram requerimento em caráter de urgência, solicitando ao secretário de Saúde do Paraná, Carlos Gebrim, e à diretora da 9ª Regional de Saúde, Ielita Silva, que seja esclarecido à qual grupo de vacinação pertencem os Educadores Físicos registrados no Conselho Regional.