Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Secretária de Saúde cita urgência na contratação de mais profissionais em reunião com vereadores

11/06/2021 - Atualizado em 14/06/2021 às 09:08

Nesta sexta-feira (11), os vereadores estiveram reunidos com a secretária de Saúde de Medianeira, Rosangela Zanchetti, para debater sobre os projetos de lei n.º 29 e 30 de 2021, ambos de autoria do Executivo Municipal. Encaminhados em regime de urgência, os projetos dispõem sobre a necessidade de contratação de mais profissionais da saúde para atuarem na linha de frente de combate à Covid-19.

As matérias preveem a ampliação de 3 vagas para médico com carga horária de 40 horas, 5 vagas para médico 20 horas, 10 vagas para técnico em enfermagem 40 horas, 4 vagas para enfermeiro 40 horas, e mais 2 vagas para fisioterapeuta 30 horas. Os candidatos deverão ser chamados através da lista de classificação remanescente do último PSS – Processo Seletivo Simplificado, realizado.

Conforme destacado pela secretária, os profissionais da saúde à disposição estão em situação de grande sobrecarga diante a demanda de atendimentos realizados todos os dias. Além disso, há dificuldades em manter estes profissionais atuando para o Poder Público do Município em face da remuneração defasada em comparação com o que outras cidades estão oferecendo.

Contudo, o maior problema para a contratação imediata de mais profissionais, é o sinal de alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Estado ao Município, por se encontrar acima do limite prudencial de despesa com pessoal. Apesar da restrição de novas contratações, e por entender a excepcional necessidade, os vereadores deverão votar o projeto em sessões extraordinárias marcadas para os dias 14 e 15 de junho.

O Município então terá o compromisso de buscar alternativas para reduzir este percentual (entenda melhor no texto abaixo). Uma das opções que o Executivo trabalha para diminuir sua folha, sem comprometer o trabalho de outros departamentos, será com a possível terceirização da UPA.

Participaram da reunião no Plenário da Casa de Leis, os vereadores Ana Santos Lima, Delcir Berta Alessio, Fabio Sanem, Lucy Andreola, Marcos Berta e Valdir Oliveira; o controlador geral do Executivo, Aguinaldo Bodanese, o advogado da Câmara, Valmir da Silva, a diretora da UPA, Ângela Cervo, e a coordenadora de enfermagem da UPA, Roberta Lopes.

O limite de despesa com pessoal na Lei de Responsabilidade Fiscal

Como regra, a prestação de serviços públicos exige um grande número de servidores, de modo que a despesa com o pagamento desses servidores é, quase sempre, a maior parcela de gastos dos entes federativos. Um dos mecanismos de controle da LRF é a limitação da despesa com pessoal. Na esfera municipal, o teto de gastos corresponde a 60% da Receita Corrente Líquida do Município, com limites de 6% para o Legislativo e 54% para o Executivo.

Quando o gasto com o pagamento de pessoal no Poder Executivo do município atinge 95% do teto, ele ultrapassa o que comumente se chama de “Limite Prudencial”. É um patamar que atua como “controle intermediário”, impondo alguns entraves à administração, tais como: ficar impedida de criar cargos, de conceder reajustes e contratar horas extras, entre outras.

Acesse o portal da transparência