Vereadores aprovam empréstimo para compra de maquinários e pavimentação de estradas

15/12/2021 - Atualizado em 15/12/2021 às 15:46

A Câmara realizou na segunda-feira (13), a última sessão ordinária do ano. O Plenário estava lotado para acompanhar a votação do Projeto de Lei n.º 078/2021, de autoria do Executivo, que autoriza a contratação de crédito no valor de 12 milhões de reais, para a aquisição de maquinários e a pavimentação e recape de vias no Município.

A votação em primeiro turno foi acirrada, com a aprovação em 5x4 definida através do voto de minerva do presidente da Casa de Leis, Marcos Berta. Também foram favoráveis ao empréstimo os vereadores Aninha Santos Lima, Douglas Gerviack, Lucy Andreola e Valdir Oliveira, que defenderam a urgência do Município dispor de recursos para a manutenção de estradas rurais.

Votaram contrários os vereadores Delcir Berta Aléssio, Fabio Sanem, Ivan Cadeirante e Muniz dos Santos, que defenderam que esses recursos deveriam ser buscados através de emendas parlamentares, sem a necessidade de endividamento. Com R$ 4 milhões serão adquiridos dois caminhões caçamba, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica, um equipamento prancha e uma pá carregadeira. Outros R$ 8 milhões serão usados em obras de pavimentação e recape de vias.

Os vereadores também aprovaram quatro projetos de abertura de crédito especial ao orçamento do Município. Com o recurso de R$ 80.061,28, será realizada a manutenção da cobertura da UBS do Bairro Ipê. Outro superávit de R$ 63.196,67, na aquisição de veículo a ser destinado à AMESFI. O recurso de R$ 391.600,00, trata-se de transferência entre secretarias a ser usado no custeio de atividades da Administraão, e o projeto de crédito de R$ 725.000,00, com recursos para aquisição, especialmente, de equipamentos para educação e saúde.

Dos requerimentos aprovados

Vereadora Aninha Santos Lima requer a outorga de Votos de Congratulações ao comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Medianeira, Jonatas Barrionuevo Theodoro.

Vereadora Aninha Santos Lima requer a outorga de Votos de Congratulações ao Sargento Luis Aldair Nunes da Silva Junior, pelos serviços prestados como Chefe de Instrução do Tiro de Guerra - TG 05-018.

Vereador Muniz dos Santos requer ao deputado estadual Ademar Traiano, a viabilização de R$ 1.200.000,00, para pavimentação poliédrica do trecho entre o Distrito de Maralúcia e a Linha Santa Rita.

Vereadores Ivan Cadeirante e Fabio Sanem requerem ao Executivo, que seja informado os valores gastos, a data e os serviços realizados em 2021 para manutenção dos veículos constantes no Leilão nº 01/2021.

Vereador Valdir Oliveira questiona o Executivo se está previsto para 2022, a realização de melhorias na estrada que liga as comunidades São Francisco e Ouro Verde, incluindo a revisão das pontes.

Indicações despachadas

Valdir Oliveira indica a pavimentação asfáltica da Rua Maria de Vasconcelos em toda a sua extensão, no Bairro Jardim Irene.

Sanem e Ivan indicam a construção de uma ciclovia na Avenida Brasília, entre a Avenida. Rio Grande do Sul e a Rua Goiás.

Fabio e Ivan indicam a pavimentação asfáltica da Rua Rui Barbosa, entre a Avenida 24 de Outubro e a Rua Presidente Kennedy, no Jardim Irene.

Douglas Gerviack indica a limpeza e desobstrução da boca de lobo na Rua Paraná, na esquina do Mercado Lar Park, no Bairro Independência.

Douglas Gerviack indica a viabilização de transporte público para os estudantes dos colégios cívico-militares Tancredo Neves e Naira Fellini.

Muniz dos Santos indica a construção de um redutor de velocidade na Avenida Independência, em frente à residência número 2321.

Muniz dos Santos indica a criação de um canal para a população avaliar e propor melhorias no atendimento prestado nas UBS.

Lucy Andreola indica a instalação de contêineres para acondicionamento de lixo orgânico e reciclável na região central do Município.

Lucy Andreola indica melhorias nas vias por onde transitam os ônibus do transporte público, além de reformas e construção de pontos de ônibus.