Vereadores se reúnem com setor de compras da Prefeitura para questionar gastos com Natal

04/01/2022 - Atualizado em 04/01/2022 às 12:25

Na manhã desta terça-feira, dia 4, vereadores de Medianeira participaram de uma reunião na Prefeitura, com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen, para entender como procedeu a licitação e contratação da empresa responsável pela decoração natalina no Município.

Nas redes sociais, munícipes questionam a Administração sobre o investimento de mais de 200 mil reais utilizados em 2021. Os vereadores foram questionados sobre a qualidade do serviço entregue, bem como sobre a necessidade de aplicar este valor em momento de Pandemia.

A Administração defendeu a importância de estimular o comércio após um ano difícil. Márcia também explicou que a alta da inflação, associada a falta de concorrentes no segmento elevou muito o preço do serviço. “Com a Pandemia, muitas empresas do ramo faliram. Das que estão em atividade, muitos não participaram da licitação, admitindo que não atenderiam a demanda, e isso trouxe um custo a mais”.

A secretária disse que o valor engloba o custo de fretes, montagens, especialmente do palco, som e luz usados na apresentação da virada. “Acresce ao valor o fato da empresa se responsabilizar por qualquer dano eventual à decoração, como por exemplo, casos de vandalismo ou temporais, assumindo os prejuízos”.

Para o próximo ano, a expectativa é que um novo experimento seja realizado, com a contratação do serviço feito pela Associação Comercial. O poder público deve obedecer a legislação, e por isso impende algumas modalidades de contratação, como a de contratar diferentes empresas para um mesmo serviço, problema que pode ser resolvido com a participação da ACIME.

Participaram da reunião os vereadores Aninha Santos Lima, Delcir Berta Alessio, Fabio Sanem, Ivan Cadeirante, Muniz dos Santos, Lucy Andreola e Marcos Berta, o secretário de Obras Isaías França Benjamim, pessoal do departamento de compras, o presidente da ACIME, Ademir Pereira da Silva e colaboradores.