NOTE DE PESAR - IGNÁCIO ALOYSIO DONEL

11/01/2022 - Atualizado em 11/01/2022 às 08:47

O Legislativo de Medianeira está de luto pelo falecimento do ex-vereador do Município, Ignácio Aloysio Donel – cumpriu o mandato da 2ª legislatura, entre 1967 e 1970.

Em memória, enaltecemos sua dedicação e compromisso enquanto vereador, agradecendo pelos relevantes serviços prestados à comunidade medianeirense.

Ignácio também foi homenageado com o título de cidadão honorário pela Câmara Municipal em 2014, enaltecendo sua contribuição para o desenvolvimento de Medianeira, pela dedicação ao cooperativismo, e incansáveis lutas pela comunidade, por exemplo, a duplicação da BR-277, a reabertura da Estrada do Colono e a instalação da sede da Cotrefal (hoje Lar) no Município.

Histórico:

Nascido em São Luís Gonzaga, Rio Grande do Sul, no dia 13 de fevereiro de 1936, onde foi professor de ensino primário, Ignácio Aloysio Donel chegou ao Paraná no ano de 1964, no município de Missal e, no ano seguinte, assumiu a gerência da Cooperativa Camasil, que mais tarde passou a ser chamada de Cotrefal e atualmente é a Lar Cooperativa Agroindustrial. Ignácio presidiu a Cotrefal entre março de 1968 e março de 1973 e foi reeleito em fevereiro de 1979, permanecendo até 1991. Donel também tem importante participação na história da Frimesa, pois articulou a aquisição da massa falida do frigorífico. Foi vice-presidente da Ocepar de 1987 a 1989, reeleito em 1990. Durante seu mandato, Donel idealizou e implantou os núcleos regionais cooperativos como forma de buscar soluções para os problemas relacionados ao desenvolvimento do sistema cooperativista. Liderou a criação da Cooperativa de Crédito Credifronteiras, atual Sicredi Vanguarda e foi o primeiro presidente da Cocecrer - PR, atual Central Sicredi do PR.