Quase R$ 20 milhões em créditos adicionais são aprovados na sessão desta semana

08/03/2022 - Atualizado em 08/03/2022 às 11:58

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 7 de março, o valor de quase 20 milhões de reais foi aprovado em primeiro turno, a título de créditos adicionais, especial e suplementar, ao orçamento vigente do Município.

São quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo. Caso aprovados em segundo turno, vão possibilitar à Administração Pública, custear despesas e investimentos ainda não computados nas leis orçamentárias, ou permitir a distribuição de recursos não utilizados entre as secretarias.

A destinação do valor previsto em cada projeto está disponível em: www.camaramedianeira.pr.gov.br/proposicoes - projetos 013-016/2022. A votação em segundo turno acontece em sessão extraordinária, agendada para a tarde desta terça-feira, 8 de março, às 15 horas.

Outro projeto aprovado do Executivo, PL 011/2022, autoriza a concessão de uso de um veículo do Município à Sociedade Filantrópica Semear. De acordo com o projeto, o veículo foi adquirido através de verba parlamentar encaminhada pelo deputado federal Aroldo Martins.

A sessão contou com a participação do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Pedro Seffrin. Veja também os requerimentos e indicações que constaram na pauta:

Dos requerimentos aprovados

Vereadores Sanem e Ivan Cadeirante questionam ao Executivo, quantos pacientes aguardam cirurgias eletivas, em todas as especialidades, e quais medidas vão ser adotadas para diminuir as filas existentes.

Vereadores Sanem e Ivan Cadeirante solicitam ao deputado federal, Aroldo Martins, a viabilização de 200 mil reais, destinados à pavimentação asfáltica de vias públicas do Município.

Vereador Douglas Gerviack solicita ao deputado estadual, Guto Silva, a viabilização de 150 mil reais, destinados à construção de um poço artesiano na Comunidade da Linha São Bernardo.

Vereadores Maros Berta e Aninha Santos Lima cobram do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, que seja determinada a proibição do uso de cigarros eletrônicos nas instituições de ensino do Município, nos termos da Lei nº 16.239/2009, bem como, realizada campanha educativa para crianças e adolescentes sobre os malefícios do uso de cigarros eletrônicos e produtos fumígenos derivados ou não do tabaco.

Vereadoras Delcir, Aninha e Lucy solicitam a realização de sessão solene em 22 de março de 2022, com o propósito de homenagear as mulheres que desenvolvem trabalho voluntário de assistência social no Município.

Indicações encaminhadas ao Executivo Municipal

Muniz dos Santos indica a contratação de profissionais das áreas de neuropediatria e fonoaudiologia para a área da Saúde.

Lucy Andreola indica a instalação de lixeiras para lixo orgânico e reciclável na Rodoviária Municipal.

Douglas Gerviack indica a realização de vistoria e limpeza em todas as galerias pluviais do Bairro Independência.

Douglas Gerviack indica a adoção de uniforme especial para os agentes de endemia do Município.

Valdir Oliveira indica a abertura da Rua Zandir Zanella, entre a Paraguai e Rio Grande do Norte, e a construção de uma ponte sobre o Rio Alegria.

Sanem e Ivan indicam a instalação de redutores de velocidade na Rua Piauí, no trecho entre as ruas Bahia e Sebastião Bonatto.

Sanem e Ivan indicam a construção de uma lombada na Rua Avelino Conti, próximo a residência nº 1351.

Delcir e Marcos indicam o transporte público gratuito para os munícipes que estudam no Colégio Agrícola Estadual Manoel Moreira Pena.

Marcos Berta indica a elaboração de legislação, ou outras medidas, para proibir o descarte de cabos, em especial de fibra óptica nas vias públicas.