Com novo projeto, aquisição de maquinário para a Secretaria de Agricultura é aprovado

03/05/2022 - Atualizado em 03/05/2022 às 17:10

A participação da população agitou o plenário do Legislativo, nesta segunda-feira, dia 2, com as atenções voltadas para os representantes do Executivo. A secretária de Administração e Planejamento, Solange Aparecida de Lima convocada para prestar esclarecimentos sobre a atual delicada situação da segurança pública do Município, que também contou com a participação do vice-prefeito Evandro Mees - matéria completa em nosso site.

Em pauta foram aprovados quatro projetos de lei, de autoria do Executivo Municipal. O PL n.º 038/2022, dispõe sobre o recurso de R$ 309.170,94, rejeitado pela Casa dias atrás. O projeto foi novamente protocolado na Câmara, e o crédito é destinado para a compra de um veículo a ser repassado à Associação Recanto Parque Iguaçu, e a compra de um caminhão basculante para atender obras no perímetro rural.

Também foi aprovado em primeiro turno, o PL n.º 035/2022. A matéria autoriza o reajuste dos vencimentos ao quadro de profissionais do magistério da rede municipal de ensino, com a premissa de equiparar o salário base dos profissionais com o novo piso anunciado pelo governo federal.

Em segundo turno foi aprovado o PL n.º 005/2022, que regulamenta a concessão do benefício de auxílioalimentação aos servidores públicos, que desempenhem funções em regime de plantão de 12x36 ou 24x72 horas, e o PL n.º 018/2022, que revoga na íntegra a Lei n.º 922/2021, instituída para fins de aquisição de vacinas para o combate ao coronavírus.

Dos requerimentos aprovados

Vereadores Douglas Gerviack e Muniz dos Santos cobram informações ao Executivo Municipal, sobre os contratos de “horas-máquina” em vigência. Especificando os locais, as horas pagas, os serviços realizados, e mais.

Vereadores Ivan Cadeirante e Sanem questionam ao Executivo Municipal, quais as modalidades esportivas com oferta de treinamento no Município. Especificando os dias, horários e locais desses treinamentos e mais.

Vereadora Aninha Santos Lima questiona ao Executivo, se há lista de espera por vagas nos CMEI’s, bem como estudos com análise das famílias que seriam beneficiados com atendimento em período integral, e mais.

Vereadores Lucy, Aninha e Marcos solicitam ao deputado federal Vermelho, a viabilização de um Centro de Educação Infantil tipo I para o Município, no Bairro Jardim Irene, com capacidade para 240 crianças.

Indicações despachadas ao Executivo Municipal

Lucy Andreola indica para as autoridades de segurança do Município, que promovam ampla campanha em prol da segurança pública, como o Projeto Vizinho e Comércio Solidários, entre outras ações preventivas.

Ivan e Sanem indicam a construção de uma lombada na Rua Riachuelo, entre a Avenida João XXIII e a Rua Pará.

Ivan e Sanem indicam a construção de uma lombada na Rua Avelino Conti, entre as ruas Victório Peterle e Jaime Canet, no Belo Horizonte.

Douglas Gerviack indica a realização de melhorias e a instalação de lâmpadas de LED em toda a iluminação pública da Av. Independência.

Douglas Gerviack indica aumentar os valores dispendidos para o aluguel de máquinas, em detrimento da contratação de horas-máquina.

Muniz dos Santos indica reparos e melhorias no sistema de iluminação e de equipamentos do parquinho da Escola Grizelde Romig Fischborn.

Aninha Santos Lima indica a inclusão do Município no ‘Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas - Estradas da Integração, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Valdir Oliveira indica a construção de uma faixa elevada na Rua Minuano, próximo ao cruzamento com a Rua Tupi, no Bairro Condá.

Valdir Oliveira indica a instalação de placas nomeando as ruas do Bairro Frimesa.