Secretária de planejamento e vice-prefeito comentam sobre a situação da segurança pública do Município

04/05/2022 - Atualizado em 04/05/2022 às 13:40

Atendendo a convocação de vereadores, a secretária de Administração e Planejamento, Solange Aparecida de Lima, utilizou a tribuna durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 2, para explanar sobre a situação da segurança pública do Município. Também prestou esclarecimento sobre o assunto, o vice-prefeito Evandro Mees.

A iniciativa partiu dos vereadores Sanem e Ivan Cadeirante, que realizaram questionamentos e cobraram da Administração Municipal, ações emergenciais e efetivas para auxiliar as forças policiais no combate ao crescente número de crimes em Medianeira. Nas últimas semanas, o disparo incomum nos casos de roubos e furtos tem provocado bastante preocupação aos munícipes.

Vários pontos foram trazidos à pauta, como a implementação da guarda municipal e o sistema integrado de câmeras de monitoramento, medidas que constam no plano de governo da atual gestão. A secretária comentou que por tratar-se de um período pós pandêmico, a Administração tem encontrado dificuldades orçamentárias para viabilizar e dar sequência a realização de algumas melhorias.

“O sistema de monitoramento está avançando, mas é necessário aguardar os tramites burocráticos. Estamos cobrando o governo estadual a dar uma resposta sobre a falta de contingente na companhia da Polícia Militar, mas a resposta é que pandemia atrasou a formação dos militares”, disse a secretária. Solange ponderou que o município fica limitado às cobranças, pois a responsabilidade da segurança pública é muito maior do Governo do Paraná.

Em seu discurso, o vice-prefeito comentou que o aumento da criminalidade tem gerado transtornos a maioria dos municípios do Estado, e que a Administração está em constante contato com os órgãos competentes para tratar do assunto. Evandro explicou que a exigência de guarda municipal não será uma solução imediata. “Sua competência é a de zelar pelo património público, cuidando de escolas e repartições da Administração, não atuando em ocorrências particulares”, frisou.

A reivindicação de uma Companhia Independente da PM para Medianeira também foi pauta. “Estamos pleiteando assiduamente por um novo pelotão, para que o contingente seja elevado, de modo a atender a nossa demanda. Contudo, é necessário que o poder público e sociedade civil estejam engajadas em comunhão, para buscar e cobrar soluções das esferas estadual e federal, que é de onde os recursos vem”.