Vereadores mirins de Medianeira tomam posse e elegem Mesa Diretora para a edição 2022

10/08/2022 - Atualizado em 10/08/2022 às 11:42

Os vereadores mirins de Medianeira tomaram posse dos seus cargos no dia 9. Trata-se do Projeto Parlamento Jovem – edição 2022, coordenado pelas escolas estaduais cívico-militares Tancredo Neves e Naira Fellini, com o apoio do Tribunal Eleitoral Regional do Paraná e da Câmara Municipal. O objetivo é promover o exercício da cidadania e despertar nos estudantes o interesse pela participação política e pelo processo democrático.

Gabriel Silveira, Gabriel Moraes, Jennifer Siqueira, Kamilly Ribeiro Paz, Luiz Henrique Muller, Laura Pelicioli, Thalita de Oliveira, da Escola Tancredo Neves, e os alunos Hailie Monserrat Rios e Lucas de Oliveira, da Escola Naira Fellini, foram eleitos para ocupar, por ao menos um dia, os assentos do Plenário, através de um processo educativo realizado nas salas de aula.

Sob os olhares atentos de pais, professores e alunos, os jovens assinaram o termo de posse e fizeram o seu juramento de respeito ao Regimento Interno e ao mandato a eles conferido. Instruídos pelo presidente da Casa, Marcos Berta, os jovens participaram da eleição da Mesa Diretiva, que elegeu – em votação de chapa única, Gabriel Silveira, do Partido de Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar à presidência do Parlamento Jovem 2022.

A recém empossada Laura Pelicioli, fez um discurso sobre o momento e ressaltou o papel que ela e seus colegas terão que desempenhar ao representar a classe estudantil do Município. “Não temos a capacidade para aprovar leis, mas represento uma nova voz nesta Casa Legislativa. Como estudante e cidadã, vejo a extrema importância e urgência de atentarmos às necessidades de nossos jovens e adolescentes.”, destacou.

As escolas e os vereadores mirins foram agraciados com a Moção de Aplausos. Marcos, comentou sobre o papel do movimento estudantil em uma sociedade democrática, “A Câmara, e agora falo em nome dos demais vereadores, se sente honrada em participar desse importante projeto, e desejamos que uma sociedade ainda mais próspera seja construída com a participação destes jovens parlamentares”, enfatizou o presidente.

Além dos vereadores Aninha Santos Lima, Delcir Berta Alessio, Fabio Sanem, Ivan Cadeirante, Muniz dos Santos, Lucy Andreola, Valdir Oliveira e Valmir de Asevedo – como suplente em exercício, participaram da sessão, a juíza eleitoral da Comarca, Ana Carolina Catelani, o vice-prefeito Evandro Mees, a secretária de Educação, Clair Rugeri, direção e docentes das escolas participantes, bem como, familiares e amigos dos estudantes.