Vereadores aprovam peças orçamentárias para 2023

02/12/2022 - Atualizado em 02/12/2022 às 10:28

Os vereadores do Município aprovaram em sessões extraordinárias, as peças orçamentárias para o exercício de 2023. O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são peças complementares que integram o orçamento público.

São um dos principais meios onde se dá o monitoramento legislativo em relação às políticas públicas. Os projetos de lei, que são de autoria do Poder Executivo, foram acolhidos pela unanimidade do Plenário, nos dias 29 e 30.

Simplificando, as ações do governo para os próximos quatro anos são definidas pelo PPA, cabe a LDO orientar o processo orçamentário e a política de gastos do governo no ano seguinte. Por sua vez, a LOA estima as despesas de cada ano.

Os vereadores, especialmente por meio da comissão de finanças, avaliaram minuciosamente os valores a serem aplicados em cada área. O relator Rodrigo Gerviack divulgou que a estimativa do governo é de uma receita de R$ 252,5 milhões.

Conforme divulgado, o Legislativo Municipal de Medianeira contará com um orçamento de R$ 5,6 milhões. Enquanto que as secretarias de Educação e Saúde disponibilizarão de mais de R$ 65 milhões e R$ 61 milhões, respectivamente. Os valores se referem as manutenções, ao custeio de pessoal e eventuais investimentos e projetos.

Veja quanto receberá cada setor em nosso Portal da Transparência: www.camaramedianeira.pr.gov.br/archives/legislative/ple_n_o_047-2022_-_projeto_de_lei_do_executivo_-_plano_plurianual_2022-2025_-_substituto.pdf