Marcos Berta divulga balanço sobre as ações da Câmara nos dois anos em que esteve na presidência

13/12/2022 - Atualizado em 13/12/2022 às 11:59

O Legislativo inicia o recesso parlamentar em 15 de dezembro e na última sessão ordinária de 2022, o presidente da Casa de Leis, Marcos Berta, usou a tribuna para divulgar um balanço do trabalho realizado por ele e pelos demais vereadores nestes dois anos.

“Compete ao presidente da Casa, além de outras atribuições, a de representar a Câmara em juízo e junto ao Executivo; dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos internos; administrar o pessoal e, nos casos previstos em lei, substituir o prefeito do Município.

A responsabilidade do cargo é enorme, porém gratificante. Conduzi os trabalhos de forma democrática e participativa, sem excluir ninguém das decisões. Sempre prevaleceu o diálogo e o entendimento entre os vereadores, objetivando resguardar a harmonia entre os poderes.

Se houver algum reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, quero dividi-lo com os demais membros da Mesa que estiveram ao meu lado nesses dois anos”, disse Marcos, enfatizando as principais qualidades de cada vereador que compôs a Mesa Diretiva.

“Sou grato a todos pela parceria e pelo senso de responsabilidade que demonstraram ter – não só comigo - mas com quem devemos o verdadeiro compromisso: o povo medianeirense”. Marcos também agradeceu o serviço e a dedicação dos servidores e estagiários.

Do balanço:

Foram mais de 1.300 proposições apreciadas pelos vereadores. Segundo o presidente, a produtividade foi intensa, mostrando que a cidade continua avançando, como o Município pujante que é.

Destaque para a deliberação de matérias, como a instituição do programa auxílio-transporte aos servidores públicos municipais; a reposição das perdas decorrentes da variação inflacionária aos vencimentos dos servidores públicos e reajuste aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias;

A instituição do auxílio-alimentação aos servidores públicos ocupantes de cargos de provimento efetivo; a criação de vagas para cargos de agente de endemias, auxiliar de turma, técnico em enfermagem, clínico geral, nutricionista, professor, psicólogo e outros.

A criação da feira livre municipal, entre muitos outros. Destaque também ao papel fiscalizador exercido pelos agentes políticos. Inúmeros pedidos de informações encaminhados aos órgãos competentes. Prestações de contas e audiências públicas realizadas, que deixaram a população mais próxima das decisões.

“Administramos a Câmara de maneira austera nas finanças, gerando uma economia que possibilitou devolver ao Poder Executivo, o recurso total de R$ 720.755.56, proveniente de saldo de caixa do exercício de 2021 e para 2022 há uma projeção que chegue a 500 mil reais.

No ranking do portal da transparência, que mede o índice de transparência da administração pública, a Câmara com as melhorias que estão sendo aplicadas, atingiu a nota de 84,94% das metas, sendo que estamos trabalhando para atingir o percentual de 100%.

Por tudo isso, senhoras e senhores vereadores, o momento é de gratidão a todos que estão juntos na caminhada, e a Deus por ter nos sustentado até agora. Concluo, desejando sucesso à nova Mesa eleita, que assumirá em 1º de janeiro de 2023 e desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações”, finalizou o presidente.