Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Marcos Berta divulga balanço sobre as ações da Câmara nos dois anos em que esteve na presidência

13/12/2022 - Atualizado em 13/12/2022 às 11:59

O Legislativo inicia o recesso parlamentar em 15 de dezembro e na última sessão ordinária de 2022, o presidente da Casa de Leis, Marcos Berta, usou a tribuna para divulgar um balanço do trabalho realizado por ele e pelos demais vereadores nestes dois anos.

“Compete ao presidente da Casa, além de outras atribuições, a de representar a Câmara em juízo e junto ao Executivo; dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos internos; administrar o pessoal e, nos casos previstos em lei, substituir o prefeito do Município.

A responsabilidade do cargo é enorme, porém gratificante. Conduzi os trabalhos de forma democrática e participativa, sem excluir ninguém das decisões. Sempre prevaleceu o diálogo e o entendimento entre os vereadores, objetivando resguardar a harmonia entre os poderes.

Se houver algum reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, quero dividi-lo com os demais membros da Mesa que estiveram ao meu lado nesses dois anos”, disse Marcos, enfatizando as principais qualidades de cada vereador que compôs a Mesa Diretiva.

“Sou grato a todos pela parceria e pelo senso de responsabilidade que demonstraram ter – não só comigo - mas com quem devemos o verdadeiro compromisso: o povo medianeirense”. Marcos também agradeceu o serviço e a dedicação dos servidores e estagiários.

Do balanço:

Foram mais de 1.300 proposições apreciadas pelos vereadores. Segundo o presidente, a produtividade foi intensa, mostrando que a cidade continua avançando, como o Município pujante que é.

Destaque para a deliberação de matérias, como a instituição do programa auxílio-transporte aos servidores públicos municipais; a reposição das perdas decorrentes da variação inflacionária aos vencimentos dos servidores públicos e reajuste aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias;

A instituição do auxílio-alimentação aos servidores públicos ocupantes de cargos de provimento efetivo; a criação de vagas para cargos de agente de endemias, auxiliar de turma, técnico em enfermagem, clínico geral, nutricionista, professor, psicólogo e outros.

A criação da feira livre municipal, entre muitos outros. Destaque também ao papel fiscalizador exercido pelos agentes políticos. Inúmeros pedidos de informações encaminhados aos órgãos competentes. Prestações de contas e audiências públicas realizadas, que deixaram a população mais próxima das decisões.

“Administramos a Câmara de maneira austera nas finanças, gerando uma economia que possibilitou devolver ao Poder Executivo, o recurso total de R$ 720.755.56, proveniente de saldo de caixa do exercício de 2021 e para 2022 há uma projeção que chegue a 500 mil reais.

No ranking do portal da transparência, que mede o índice de transparência da administração pública, a Câmara com as melhorias que estão sendo aplicadas, atingiu a nota de 84,94% das metas, sendo que estamos trabalhando para atingir o percentual de 100%.

Por tudo isso, senhoras e senhores vereadores, o momento é de gratidão a todos que estão juntos na caminhada, e a Deus por ter nos sustentado até agora. Concluo, desejando sucesso à nova Mesa eleita, que assumirá em 1º de janeiro de 2023 e desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações”, finalizou o presidente.

Acesse o portal da transparência