Confira as proposições aprovadas na sessão ordinária desta semana

13/06/2023 - Atualizado em 13/06/2023 às 11:00

Foi aprovado pelo Plenário, em sessão ordinária realizada na segunda-feira (12), o projeto de lei de autoria do Executivo (n.º38/2023), que institui o Programa Medianeira Juro Zero.

O objetivo é fomentar pequenos negócios, subsidiando juros sobre operações de crédito, na modalidade reembolso como incentivo ao investimento produtivo, a geração e manutenção de emprego, renda e o desenvolvimento econômico e social do Município.

Os vereadores também aprovaram de iniciativa do Executivo, a desafetação de um imóvel – com área de 800m² localizado no Cidade Alta, para uso especial da Escola Plínio Tourinho (projeto n.º40/2023); e a cessão de um veículo à Associação Recanto Parque Iguaçu (projeto n.º41/2023).

Os membros da Ordem DeMoçay acompanharam no Plenário, a aprovação do Projeto de Lei do Legislativo n.º7/2023, de autoria da vereadora Aninha, que inclui no calendário oficial do Município o ‘’Dia do DeMolay’’, celebrado no dia 18 de março.

Sessão conduzida pelo presidente da casa de leis, professor Muniz. Presentes os vereadores: Aninha Santos Lima, Delcir Berta Alessio, Sanem, Ivan Redeloff, Lucy Andreola, Marcos Berta e Valdir Oliveira.

Dos requerimentos aprovados

Vereadora Delcir solicita ao governado do Estado do Paraná, a viabilização de um caminhão coletor de lixo para Medianeira.

Vereadora Lucy solicita ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, a troca das lâmpadas e a manutenção na iluminação da Rodovia BR-277 no perímetro urbano de Medianeira.

Vereador Muniz solicita que o Executivo informe, quais ações foram realizadas, e se há campanha educativa e de conscientização com pais e alunos, para evitar congestionamentos e garantir maior segurança no entorno das escolas.

Vereadora Aninha solicita ao deputado estadual Batatinha, que elabore um projeto de lei concedendo Título de Utilidade Pública à Associação Medianeirense de Portadores de Parkinson – AMPP.

Vereadores Ivan e Sanem solicitam que o Executivo encaminhe relatório de todos os produtos adquiridos pelas secretarias municipais em 2023, exceto a Secretaria de Saúde, com as destinações, consumos ou extravios.

Indicações despachadas ao Executivo Municipal

Vereador Valdir indica a realização de recape asfáltico na Rua Curitiba, entre as ruas Vergínia Béria e Mato Grosso, no Bairro Itaipú, via de acesso à UPA.

Vereador Marcos indica a instalação de um redutor de velocidade na Rua Argentina, entre a Rua Matto Grosso e a Av. Lagoa Vermelha, no Cidade Alta.

Sanem e Ivan indicam a poda de uma árvore que está obstruindo a visibilidade de placa de lombada na Rua Minas Gerais, entre as Ruas Maranhão e Ceará.

Vereador Douglas indica a pavimentação asfáltica da Rua Santa Catarina, em toda a extensão no Bairro Independência, entre a Rua 7 de Setembro e a UTFPR.