Você Sabia? Quais os requisitos para concorrer ao cargo de vereador:

04/10/2023 - Atualizado em 04/10/2023 às 09:21

Nacionalidade brasileira: Isso acontece porque os representantes do povo, ao editarem a nova constituição, entenderam que o estrangeiro teria mais interesse em representar seu país do que o Brasil.

Pleno exercício dos direitos políticos: ou seja, ter atingido a maioridade; ser eleitor; no caso dos homens, estar em dia com as obrigações militares; e em caso de ter sofrido condenação criminal transitada em julgado, cumprir totalmente a pena.

Alistamento junto à Justiça Eleitoral: o título de eleitor é indispensável!

Ter o domicílio eleitoral na circunscrição. Essa condição existe para que os candidatos possam ser eleitos por um Estado com o qual ele tenha afinidade.

Ser filiado a um partido: Eles existem para canalizar as demandas da população e fazer valer os interesses da sociedade.

Por último, é preciso que se tenha idade mínima para concorrer.
-18 anos para Vereador;
-21 anos para Prefeito, Deputado estadual ou federal;
-30 anos para Governador;
-35 anos para Senador e Presidente da República.