Vereadores mirins aprovam indicações ao Poder Executivo Municipal

09/10/2023 - Atualizado em 09/10/2023 às 14:55

As mesas do Plenário foram ocupadas na manhã desta segunda-feira, dia 9, pelos vereadores mirins do Parlamento Jovem 2023. Na primeira sessão deliberativa, os estudantes das escolas cívico-militares Naira Fellini e Tancredo Neves, tiveram a oportunidade de discutir e votar as indicações apresentadas na pauta.

Das indicações aprovados

Indicação de autoria do vereador mirim Luis Henrique Muller, que indica ao Poder Executivo, a implantação da Guarda Municipal.

Aberto às discussões, a vereadora Aninha Santos Lima utilizou a tribuna para parabenizar Luiz pela iniciativa, e destacou também que o Executivo é constantemente cobrado sobre o assunto, através das solicitações já encaminhadas de sua autoria.

“Estamos cientes da necessidade de o poder público oferecer maior segurança à população, e estamos cobrando a Administração que possui este investimento planejado no plano de governo. O governo do Estado já está mobilizando o aumento do efetivo dos policiais na região, mas é necessário o aporte do Município para que as ações de segurança atendam a demanda provocada pelo crescimento populacional”, pontuou a vereadora.

Indicação de autoria da vereadora mirim Maria Ayala, que indica ao Poder Executivo, a implantação do Programa IPTU VERDE. O objetivo é incentivar o plantio e a preservação de árvores na área urbana, com desconto no valor do IPTU aos moradores que participarem.

Indicação do vereador mirim Jeanneyker Diaz, que indica ao Poder Executivo, a contratação de psicólogos e assistentes sociais para atenderem nas escolas municipais.

Indicação do vereador mirim Hariel Gonçalves, que indica ao Poder Executivo, a Secretária de Educação do Estado, e ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, as seguintes melhorias na quadra esportiva da Escola Naira Fellini: pintura das traves de futebol; restauração das tabelas de basquete; construção de ralos para escoamento das águas e reparos no telhado. O autor também solicita que seja finalizada as obras de calçamento no entorno da Escola, com o plantio de grama e arborização.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade. As matérias agora serão encaminhadas ao prefeito Antonio França. O Parlamento Jovem 2023 volta com sessão em Plenário no dia 6 de novembro.

A sessão teve a participação do presidente da Câmara, professor Muniz, vereadores Aninha Santos Lima, Delcir Berta Alessio, Fábio Sanem, Ivan Redeloff e Valdir Oliveira, os vereadores mirins Mateus Fogaça, Hariel Augusto, Luiz Werlang, Emilly Sadim, Jeaneyker Diaz, Luiz Muller, João Cappellari, Maria Ayala, professores e alunos das escolas participantes.