Confira as proposições aprovadas na sessão ordinária desta semana

05/12/2023 - Atualizado em 05/12/2023 às 13:33

Os vereadores do Município estiveram reunidos no dia 4 de dezembro, para deliberação das matérias em pauta na 37ª Sessão Ordinária de 2023. Em segunda votação, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei n.º 096/2023, de autoria do Poder Executivo, que propõe a criação de um Plano de Cargos aos servidores lotados no CISI - Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu.

Conforme justificado, o objetivo é corrigir a remuneração de categorias que está defasada e estimular a permanência destes profissionais. Foi também aprovado o Projeto de Lei n.º 097/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui os “21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres de Medianeira”, a ser celebrado anualmente entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

Os vereadores aprovaram em primeira votação três projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que tratam sobre a abertura de créditos adicionais. São valores que ultrapassam 2,5 milhões de reais e que serão destinados ao custeio de atividades e investimentos em secretarias da Administração, com destaque para a realização de melhorias à Comunidade da Cabeceira do Represo, e o investimento de quase meio milhão para viabilizar a escola integral.

Dos requerimentos aprovados

Vereador Douglas solicita ao governo do Paraná e ao deputado estadual Douglas Fabrício, o apoio para viabilizar a implantação de um anel viário, ligando as rodovias BR-277, PR-495 e PR-497.

Vereador Douglas solicita que seja encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná, - ALEP, Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 931/2023, que dispõe sobre o controle de espécies exóticas declaradas nocivas ao meio ambiente.

Vereador Valdir solicita ao deputado estadual Dilceu Sperafico, o apoio em viabilizar R$ 800.000,00, para pavimentação na área rural do Município.

Vereadoras Delcir, Aninha e Lucy solicitam ao Governo do Paraná a implantação de uma Delegacia da Mulher no Município de Medianeira.

Vereadora Lucy solicita ao Governo do Paraná e ao deputado estadual Hussein Bakri, o apoio para a inclusão de Medianeira no Programa Paraná Turismo + Infra, com a destinação de R$ 4.000.000,00, para melhorias da infraestrutura rural da região do Morro da Salete.

Vereadora Aninha solicita ao deputado estadual Batatinha, que elabore, nos moldes da Lei nº 17.826/2013, Projeto de Lei concedendo o Título de Utilidade Pública Estadual à Associação Filantrópica Social e Cultural Pro - Vida.

Indicações despachadas ao Executivo Municipal

Vereador Valdir indica a construção de um Ponto de Ônibus na intersecção das Ruas Mario Lorenzoni e Marginal Leste, em frente à Semear.

Vereador Valdir indica o dispêndio de esforços para a pavimentação asfáltica da Rua Mario Lorensoni, no Bairro Belo Horizonte.

Vereador Marcos indica a abertura, readequação e pavimentação da Avenida 24 de Outubro, ao norte da Rodovia BR-277, entre o perímetro urbano e a divisa com São Miguel do Iguaçu, no Setor de Industria e Serviço - SIS.

Vereadora Lucy indica a revitalização e ampliação da praça do JCI, localizada entre a Rua Argentina e as Avenidas Brasil e Pedro Soccol, ofertando à população mais espaço de lazer na área central da cidade.