25/09/2025 - Atualizado em 25/09/2025 às 10:36
A Câmara sediou na quarta-feira (24) a 2ª Sessão Plenária do Parlamento Jovem - edição 2025, iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com o Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Arthur da Costa e Silva e com apoio do Legislativo Municipal. O encontro marcou mais um passo importante na vivência democrática dos jovens vereadores, que deliberaram sobre projetos de lei em primeiro turno e apreciaram indicações em turno único.
Entre as proposições apreciadas em primeira votação estiveram o Projeto de Lei nº 1/2025, de autoria da vereadora mirim Jaqueline Martofel Bao, que cria o programa “IPTU Solar” com desconto no imposto predial para imóveis que utilizarem energia solar; o Projeto de Lei nº 2/2025, do vereador mirim Bernardo Brum, que institui o Programa Municipal de Arborização Sustentável e Educativa; e o Projeto de Lei nº 4/2025, apresentado pelo vereador mirim Felipe Manfrin, que prevê a obrigatoriedade de instalação de sistemas de drenagem pluvial em frente às unidades escolares.
Na mesma sessão, os vereadores mirins aprovaram em turno único um conjunto de indicações voltadas a demandas sociais e comunitárias. Entre elas estão a recolocação da placa de identificação da árvore Paineira localizada ao lado do Ginásio Antônio Lacerda Braga, a realização de concurso para escolha de seu nome com a participação dos alunos das escolas municipais, estudos para atendimento pré-natal a jovens gestantes em ambiente escolar, a abertura das quadras esportivas das escolas públicas à comunidade fora do período letivo, campanhas de prevenção ao suicídio com apoio psicológico nas unidades escolares e a construção de canaleta com grade de proteção nas ruas Santa Catarina e Paraná, em frente ao Colégio e à Escola Municipal Ulissys Guimarães.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Marcos Berta, e dos vereadores Adriano Both, Douglas de Almeida, Eduardo Schulz e Sebastião Antonio, que prestigiaram os trabalhos dos jovens parlamentares. O vereador Eduardo Schulz também dirigiu uma fala especial aos estudantes, ressaltando a importância do respeito e da responsabilidade no momento de debater e votar: “Um debate com responsabilidade, com respeito, para que vocês convençam os seus pares e os seus colegas. Vocês não precisam denegrir os colegas. Priorizem pelo debate propositivo”, pontuou.
A iniciativa reforça a proposta de aproximar os estudantes da política e estimular a participação cidadã por meio da prática legislativa. Desde a 1ª Sessão Plenária, realizada no dia 20 de agosto, o Parlamento Jovem tem proporcionado aos alunos a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do processo legislativo, elegendo a Mesa Diretiva, discutindo o Regimento Interno e apresentando propostas alinhadas a temas como sustentabilidade, cidadania e melhorias para a comunidade escolar e para o município.