Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

Atendendo requerimento da Câmara Municipal UOPECCAN Cascavel realiza doação de mamógrafo para Medianeira

04/05/2016 - Atualizado em 27/09/2016 às 10:52

As mulheres em idade de realizar os exames de prevenção ao câncer de mama, no município de Medianeira, irão receber um grande presente da UOPECCAN. Pois, é com grande alegria que o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ignácio Seffrin, retornou na tarde de ontem (03), de Cascavel, com a confirmação de uma doação de um aparelho mamógrafo adquirido com a entidade filantrópica.

Recebido pelo presidente da entidade, Ciro Antonio Kreuz, juntamente com a gerente de serviços de saúde, Gladys Rodrigues, o vereador descobriu mais sobre o fantástico trabalho da instituição que se dedica a atender, com o máximo de humanismo e competência a população de toda região Oeste, em todos os aspectos relativos ao câncer (prevenção, diagnóstico, tratamento, estudos e pesquisas).

Para formalizar a parceria, Pedro acordou que será encaminhado à UOPECCAN, um requerimento da Câmara Municipal contendo os dados e condições necessárias para a concessão em comodato do mamógrafo. O aparelho beneficiará todo o município com a redução de gastos, vez que sempre é preciso deslocar até Cascavel, quem aguarda a realização do exame.

Sua instalação e posterior funcionamento dependerão agora de uma reunião a ser definida com o Prefeito Ricardo Endrigo e com a Secretaria de Saúde do município, estabelecendo o local e questões operacionais. Ao centro de tratamentos de Cascavel restará somente a responsabilidade sobre análises e posterior encaminhamento dos respectivos laudos.

Após o encontro, a muito atenciosa gerente Gladys, levou o presidente para uma visitação completa à estrutura do hospital. Cativado, o presidente conheceu pacientes, colaboradores e todos os espaços físicos do complexo, que possui o tamanho de uma quadra inteira organizado em três pisos.

 

A UOPECCAN

Há mais de 20 anos iniciou-se uma história de dedicação pela vida no oeste do Paraná. Trata-se da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer-UOPECCAN, sonho coletivo de um grupo atuante no Rotary International, que iniciou tímido mas hoje tornou a UOPECCAN um complexo hospitalar de combate ao câncer referência sul-americana.

A estrutura impressiona em tamanho e conceito. Com uma organização impecável, aparelhagem de ponta e um quadro com mais de 600 colaboradores só em Cascavel, a UOPECCAN tornou-se referência no Brasil, inclusive no exterior. O hospital atualmente é comparado a outros grandes centros como o Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e o Hospital Sírio-Libanês (SP).

Mais informações: http://www.uopeccan.org.br/

 

Dados sobre o câncer de mama no Brasil e no mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 10% dos casos, mas serve como alerta.

Acesse o portal da transparência