Governador Sartori fala sobre necessidade da autonomia do Poder Municipalista

01/05/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 11:49

Outra participação importante durante a XIV Marcha dos Vereadores, promoveu o encontro dos mais de mil vereadores presentes no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e o Secretário da Fazenda do Estado, Giovani Feltes.

A afirmação do governado, sobre o ato em defesa pelo pacto federativo, foi de que a crise atingiu todos os níveis da gestão pública, porém o dano foi mais impactante especialmente nos municípios. De acordo com Sartori, a proximidade com a população leva os mais diversos tipos de reclamações à porta da casa do vereador, e a se deparar com situações ou cobranças que, muitas vezes, nem são de sua competência resolver.

“É necessário fortalecer as políticas públicas municipalistas, a exemplo da Alemanha, onde estive recentemente. Lá os municípios são a força de frente, onde ficam com a maior parte dos recursos por eles gerados, uma autonomia que é realidade. Se aqui colhemos, aqui plantamos, pensam os alemães”, citou o governador.

Por sua vez, o secretário Giovani expressou a dificuldade que um sistema político congestionado como o nosso impacta na gestão dos três níveis de governo. “Repasses de recursos atrasam, ou nem mesmo acontecem. Vivenciamos um tempo em que a instabilidade e o desaquecimento econômico criar barreiras e não atalhos. Quem perde com isso é a população. Vereadores, prefeitos, deputados, governadores assumem compromissos e realizam promessas, mas que depois não conseguem cumprir por conta da falta de cooperação com o Governo Federal”, disse Feltes.