Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira Banner Câmara Medianeira

Notícias

O poder do Vereador para a retomada da política brasileira

28/04/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 11:49

Conduzida com excelência, a palestra do Dr. José Herval Sampaio Junior, professor universitário e juiz da comarca de Mossoró, Rio Grande do Norte, a cerca de “Qual o verdadeiro papel do vereador na estrutura constitucional brasileira?”, se mostrou bastante relevante para os mais de mil vereadores em representação a todos os Estados presentes no Centro de Convenções Ulysses Guimaraes, em Brasília.

Para muitos, um ofício até mesmo desconhecido. Sampaio ressaltou as funções e a essencialidade dessa figura política tão desprestigiada no cenário político brasileiro, discutindo o papel do vereador dentro da estrutura política e a sua importância para a retomada do desenvolvimento do país e a recuperação da credibilidade da classe política.

“Sem dúvidas, é na Câmara de Vereadores que o povo pode participar dos encaminhamentos políticos de seu município, a casa legislativa é a mais próxima dos munícipes, é lá que todos podem ter acesso de forma mais simplificada ao processo político, promovendo a verdadeira cidadania participativa perto daquele que é o representante mais próximo da comunidade, o vereador”, frisou.

Durante a XIV Marcha dos Vereadores, foi discutido toda a potencialidade dos vereadores quando atuando de forma efetiva, plena e principalmente coletiva. A luta pelos valores éticos, bem como pela moralidade na administração pública foram o centro de sua apresentação.

Vereador não deve ser considerado um assistencialista, ou um “balcão de negócios”, é necessária uma política mais ousada para que o povo compreenda o poder do vereador de decisão e ação no seu município. Um caminho, que para ele, só será traçado com a união dos vereadores pelo bem comum. 

Acesse o portal da transparência