Câmara lança novo Portal de Notícias e Transparência com design moderno e amplo acesso às informações sobre a instituição

18/05/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 11:47

Já está no ar o novo portal de notícias e transparência da Câmara Municipal dos Vereadores de Medianeira, acessível através do endereço eletrônico: http://camaramedianeira.pr.gov.br/. A iniciativa do presidente Pedro Ignácio Seffrin, representa um importante avanço na política de transparência ativa e acessibilidade às informações e fiscalização das atividades elaboradas pelos parlamentares.

O lançamento ocorreu na noite de ontem no plenário do Poder Legislativo Municipal. Participaram da solenidade, os vereadores Jean Bogoni, Pedro Seffrin, Valdecir Fernandes, José Valdir Linhar (tati) e Lucy Regina Andreola. Membros da direção do Observatório Social, como o presidente Darling Bosco, munícipes e imprensa também prestigiaram o evento.

Com uma tecnologia moderna, e totalmente adaptável a qualquer dispositivo móvel ou navegador, o novo portal passa a ser visualmente mais acessível e de fácil entendimento. Tendo em vista a legislação em vigor, o objetivo da atualização foi dar mais transparência às informações referentes à legislação municipal.

Seguindo o protocolo, servidores de cada setor do Legislativo explicaram de forma sucinta, como passa a funcionar os mecanismos do novo sistema e sobre o desempenho de suas atribuições no âmbito da instituição. Já de forma mais detalhada, a servidora responsável por alimentar o mais novo Portal de Transparência, Roselaine Eisele, demonstrou como serão acessados todos os relatórios, documentos oficiais e balanços disponíveis no portal.

Em seu pronunciamento, o Presidente fez questão de parabenizar os servidores envolvidos no desempenho deste trabalho, e ressaltou que o investimento é unicamente voltado para atender os interesses da população e dos órgãos fiscalizadores. “Como fica difícil para a população participar das atividades relacionadas à Câmara, resolvemos facilitar o meio com o qual a população utiliza para ter conhecimento das atividades pertinentes ao poder legislativo do seu município. Assim, poderemos interagir melhor com a comunidade, já que a tecnologia oferece esse conforto para que o cidadão receba as informações onde estiver”, disse Pedro Seffrin.

O investimento visa também atender uma legislação que há quatro anos vem cobrando melhorias na questão da publicidade dos atos legislativos. A necessidade de buscar esse desenvolvimento, fez com que o presidente acolhesse o propósito de realizar um trabalho que se tornasse referência para outros órgãos públicos da região, como já está acontecendo.

Sobre o Novo Portal

Desenvolvido pela Trend Mobile, soluções em desenvolvimento de sistemas, empresa fruto da incubadora da UTFPR Medianeira. O novo Portal apresenta uma ferramenta de consulta, que está em constante processo de aperfeiçoamento, onde ficou mais clara e direta, com manuseio simples, possibilitando ao usuário navegar por uma ampla gama de dados publicados.

Com onze menus, categorizados de acordo com o conteúdo apresentado, o novo portal traz ao mesmo tempo informações exigidas pela Lei de Acesso à Informação, assim como conteúdos e documentos que a instituição produz relacionados à transparência pública. No menu Institucional são disponibilizados os relatórios de atividades, endereços, telefones, dados institucionais, além de links de acesso ao Controle Interno, Processo Legislativo, História da Câmara, entre outras novidades.

Para efetuar as mudanças necessárias no site, presidente e servidores trabalharam em cima dos aspectos negativos a fim de aprimorar a funcionalidade do portal. Dentre as adequações feitas, o sistema disponibiliza um cadastro de e-mails para que a população receba as informações através do seu endereço eletrônico pessoal. Para se cadastrar é muito fácil, basta acessar o novo site da Câmara e preencher com o e-mail o campo “Receba Novidades”.