16ª Sessão Ordinária é realizada em plenário e transcorre dentro da normalidade

07/06/2016 - Atualizado em 01/07/2016 às 11:44

O Legislativo Municipal realizou na tarde de ontem (06), a 16ª sessão ordinária. Após cumprir com o expediente, foi baixado para as Comissões Permanentes o projeto de Resolução Legislativo nº 001/2016, de autoria do presidente Pedro Seffrin, que revoga na íntegra a matéria que disciplina sobre a concessão de títulos honoríficos da cidade de Medianeira.

Na ordem do dia foram apresentados dois requerimentos da vereadora Lucy Andreola e outro de caráter verbal pelo vereador José Valdir Linhar (tati), ambos para deliberação em único turno. Com muitas manifestações à parte, as proposições foram conduzidas com bastante discussão, levando a sessão a perdurar por aproximadamente duas horas.

Os dois requerimentos da vereadora foram rejeitados em plenário pelo placar de cinco votos contrários. O primeiro de nº 063/2016 visava solicitar do prefeito Ricardo Endrigo, informações sobre os custos adicionais pagos a CORAE, referentes ao plantio de flores nos canteiros e praças da cidade. O vereador Tati justificou seu voto contrário ao requerimento, alegando que as informações já se encontram no Portal da Transparência do órgão público.

Já o requerimento de nº 064/2016 gerou bastante polemica. A autora solicitava do prefeito, informações sobre o planejamento para o início das obras nas ruas do Bairro Belo Horizonte, especialmente as ruas Castro Alves, Olavo Bilac, José de Alencar e adjacências. O vereador Sassa alegou que já apresentou um requerimento semelhante em plenário, gerando assim a duplicidade da matéria. Após a votação, Tati requereu verbalmente ao presidente Pedro Seffrin, autorização para a promoção de uma Audiência Pública sobre o tema na Câmara Municipal, convidando todos os moradores envolvidos para participarem. Após o presidente acatar o pedido, a vereadora Lucy demonstrou satisfação com o resultado, alegando que sua intenção era justamente provocar esse resultado, a discussão do tema dentro da Casa de Leis.

O presidente expressou sua opinião diante do debate que seguia em plenário, onde afirmou que é natural do vereador cobrar e exercer seu papel como fiscalizador da administração pública do município, entretanto solicitou o consenso dos parlamentares sobre o trabalho da atual gestão municipal. “Não podemos ficar aqui julgando os mandatos do prefeito Ricardo e do ex-prefeito Elias. Há 12 anos atrás, o município se encontrava diante de uma situação calamitosa: contas atrasadas, servidores com salários atrasados e diversas deficiências na prestação do serviço público. Hoje, Medianeira desfruta de uma gestão com um perfil de alto investimento em infraestrutura, e que está concluindo seguidas obras em bairros mais carentes, onde nenhum ex-prefeito ousou investir”, enfatizou o presidente, que também explicou sobre os empréstimos realizados pela administração pública.

Posteriormente, considerando a relevância das referidas proposições rejeitadas da vereadora Lucy, o presidente da Casa decidiu por encaminhar ao prefeito Ricardo Endrigo, um ofício de gabinete para que as informações sejam respondidas ao Poder Legislativo e a todos os vereadores, esclarecendo e dirimindo dúvidas que surgiram após as discussões em plenário (documento em anexo).

Ao término das discussões, e antes do encerramento dos trabalhos legislativos, o presidente da Casa abriu espaço para as considerações finais. Como não houve uso da palavra livre, Pedro Seffrin lembrou os vereadores sobre o compromisso com a sessão marcada para a próxima segunda-feira (13), e deu por encerrada a sessão.

Outras duas indicações foram despachadas em plenário. E estão à disposição na íntegra através do endereço eletrônico: http://camaramedianeira.pr.gov.br/downloads/pauta_16a_sessao_ordinaria_do_dia_06-06-2016.pdf