Vitor Hugo Della Pasqua: a história de quem viu Medianeira nascer

29/06/2016 - Atualizado em 18/07/2016 às 15:56

O Título de Cidadão Honorário de Medianeira é outorgado como incentivo para que o espírito de cooperação continue a ser preservado e manifeste sentimentos de cidadania, que são todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Para ser condecorado, faz-se necessário que o homenageado tenha lutado em defesa da população sem objetivar tão somente o lucro.

É nesse sentido que a Câmara dos Vereadores resolveu condecorar com o título através de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade dos parlamentares em sessão ordinária, este que esteve sempre envolvido com atividades relevantes na vida política e social do município, o Sr. Vitor Hugo Della Pasqua.

Recém colonizada, Medianeira foi instituída e cresceu sob seus olhares. Com menos de dois anos de idade, chegou a estas terras junto de seus pais: José Della Pasqua e Maria Nadir França Kerber Della Pasqua naquilo que ainda se considerava um distrito de Foz do Iguaçu. Mas, que já despontava como uma linda e promissora cidade para se viver.

Nascido em 1952, natural de Serafina Correia – RS. Vitor Hugo acompanhou a evolução do município desde o momento de derrubada das primeiras árvores à edificação das primeiras residências e instalação dos primeiros empreendimentos. Iniciou os estudos no antigo e pioneiro Colégio das Irmãs onde, posteriormente, teve de buscar os estudos fora da cidade e do Estado, para então findar o ensino médio e superior.

Após concluir a graduação em educação física pela Faculdade Estadual de Curitiba, retornou para Medianeira e passou a ministrar aulas de educação física nos colégios CNC e Colégio das Irmãs até tornar-se empresário no município.

Foi destaque também no esporte, defendendo o Grêmio Esportivo Paranaense Medianeira e o Clube Esportivo Social Medianeira, atuou pela seleção do município de futebol de salão em diversas competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Anos depois, ocupou cargo público na gestão do ex-prefeito Adolfo Mariano da Costa, como diretor de esportes.

Na década de 80, foi graduado como bacharel em Direito. Advogou nos municípios de Foz do Iguaçu e Medianeira. De 1993 a 1995 atuou como árbitro no juizado de pequenas causas. Com a mudança da Lei, tornou-se juiz leigo onde foi voluntário até 2009. Voluntariamente também defendeu por um longo período as causas da Administração Pública de Medianeira.

Membro ativo do Rotary Clube Medianeira, exercendo diversos cargos até chegar à presidência do Clube e membro ativo da Maçonaria. Em 1994, prestou concurso para o Cartório Distrital de Aurora do Iguaçu, realizando no término do mesmo ano a permuta para o Cartório de Registro de Imóveis de Medianeira, o qual exerce a função de Oficial de Registro de Imóveis até os dias atuais.

Sua linhagem segue com os filhos: Giordano, José Silvestre, Eduardo Luiz Della Pasqua e Gabriela Vitoria. E três netos: Matheus Toledo Pereira Della Pasqua, Laura Scariot Della Pasqua, Isabella Pasqualina Della Pasqua.

Por esse histórico de luta política e social, com grandes feitos para o município e agraciado pela simpatia da população medianeirense, que a Câmara Municipal concederá no dia 15 de julho, em Sessão Solene a ser realizada, juntamente com outras personalidades municipais, o título de Cidadão Honorário a Vitor Hugo Della Pasqua.