Câmara de Vereadores: confira as proposições apresentadas na sessão desta semana

08/08/2017 - Atualizado em 08/08/2017 às 09:47

O Legislativo Municipal retornou hoje do recesso parlamentar de julho. Apesar da tímida participação popular tanto no plenário quanto nas transmissões ao vivo, a pauta contou com um número expressivo de novas proposições. Foram aprovados sete requerimentos e despachadas quatorze indicações ao chefe do Executivo Municipal.

Das matérias aprovadas em único turno:

Reforçando a pavimentação (108/2017)

Autor: Valdecir Fernandes– (aprovado por unanimidade)

O vereador solicita ao prefeito Ricardo Endrigo, informações sobre a realização de estudos ou tomada de providências, visando a pavimentação com lama asfáltica na Rua Rio Grande do Norte, entre a Avenida 24 de Outubro e a Escola Municipal Ângelo Darolt. O mesmo alega que a situação já foi apresentada ao Executivo Municipal em outra oportunidade (Indicação nº 043/2017). Entretanto, a pavimentação do referido trecho ainda encontra-se em condições precárias, prejudicando e dificultando o tráfego de veículos e pedestres.

Comodidades (109/2017)

Autor: Sidney França – (aprovado por unanimidade)

Requer informações junto ao prefeito Ricardo Endrigo, quanto a possibilidade de implantar banheiros públicos no entorno da Praça Ângelo Darolt, no centro. Sidney afirma que a grande movimentação de populares na Praça Ângelo Darolt, em função da sua localização e principalmente nos finais de semana, demanda de estruturas básicas para que a população possa usufruir de todos os seus benefícios.

Cruzamentos perigosos (110/2017)

Autor: Sidney França – (aprovado por unanimidade)

Cobra do Executivo Municipal se há estudos sobre a possível implantação de redutores de velocidade ou outras medidas cautelares nas Avenidas Brasil e Rio Grande do Sul, ambas, nos cruzamentos com a Rua Paraguai e a Rua Riachuelo. O vereador justificou que no perímetro citado estão localizados vários estabelecimentos comerciais, o que contribui para um fluxo ainda maior de veículos. E que, os vários acidentes registrados e noticiados nestes cruzamentos evidenciam a necessidade de tomada de providências por parte do Executivo.

Parque infantil para o Frimesa (111/2017)

Autor: Antonio França Benjamim – (aprovado por unanimidade)

O vereador busca auxílio com o deputado estadual Schiavinato, para viabilizar um parque infantil no Bairro Frimesa, através de recursos que possibilitem sua aquisição e instalação. Para o autor, desfrutar momentos de lazer em parques infantis além de desenvolver a capacidade física, fortalece o emocional e social das crianças, sendo que ainda, o local possibilitará a sua utilização pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Polegar e pela Escola Municipal João Guimarães Rosa, permitindo a estas instituições o desenvolvimento de atividades recreativas e de aprendizado.

Itaipu na jogada (112/2017)

Autor: Antonio França Benjamim – (aprovado por unanimidade)

Endereçado ao prefeito Ricardo Endrigo, o requerimento solicita informações sobre o resultado da reunião entre a Administração e a Itaipu Binacional, agendada para discutir sobre a realização de parceria objetivando a instalação de poço artesiano na Comunidade Ocoy Federal. A intenção é repassar qual foi o teor da discussão à Comunidade do Ocoy Federal, que aguardam ansiosos por uma resposta a esta reivindicação.

Ferramentas de reabilitação (113/2017)

Autor: Sebastião Antonio – (aprovado por unanimidade)

Expediente encaminhado ao deputado estadual Élio Rusch, solicitando seu empenho junto aos órgãos competentes do Governo do Estado, no sentido de viabilizar melhorias para a Associação Recanto Parque Iguaçu. Está incluso na reivindicação uma academia ao ar livre, que possibilite os internos a desenvolverem atividades físicas, bem como uma van para o deslocamento conjunto destes em visitas de ressocialização programada.

Conforme dados apresentados pelo vereador, há 16 anos a Associação faz um importante trabalho de reabilitação e ressocialização de usuários de drogas, atendendo homens que chegam de todo o Estado do Paraná em regime de internamento, com ações voltadas a laborterapia, atendimentos psicológicos e sociais para o acolhido e seus familiares.

Intervenção (114/2017)

Autor: Sebastião Antonio – (aprovado por unanimidade)

Outro expediente endereçado ao deputado Élio Rusch, solicita seu empenho junto ao Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, no sentido de viabilizar o cadastro da equipe profissional da Associação Recanto Parque Iguaçu, no Sistema Único de Saúde (SUS). O cadastramento da equipe profissional ao SUS irá possibilitar a racionalização dos recursos da Associação, bem como, contribuirá para que o atendido possa ter acesso completo ao tratamento pelo sistema, sem precisar procurar outras instituições, sendo atendido por multiprofissionais de diversas especializações, contribuindo para o refinamento do tratamento.

Após a leitura das indicações, o presidente Sebastião Antonio, regularmente inscrito para fazer Uso dos Pronunciamentos, comentou sobre a questão que gerou certo “alvoroço” no município com o Mega Feirão do Brás Itinerante presente no final de semana passado. O conteúdo deste pronunciamento é assunto da próxima matéria. Confira.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.