NOTA DE ESCLARECIMENTO

03/03/2016 - Atualizado em 09/05/2016 às 14:42

INFORMAÇÃO DISTORCIDA: PROJETO EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA NÃO PREVÊ AUMENTO SALARIAL A VEREADORES, APENAS REPOSIÇÃO INFLACIONÁRIA DE DIREITO

A Câmara Municipal de Medianeira, no exercício do seu direito de resposta, vem por meio desta nota prestar o esclarecimento no que diz respeito a publicação da ex-vereadora Celi Kopper Delgado, em um grupo de compras e vendas no Facebook. Afirmamos que a publicação é de puro cunho partidário ou motivado por interesses particulares. Vez que, a cidadã profere comentários distorcidos sobre o texto do Projeto de Lei 001/2016, que vai em pauta para a Sessão Extraordinária desta sexta-feira (04).

Conforme Celi incita em seus comentários, dá a entender que os vereadores estão buscando o aumento salarial. A verdade é que, a exemplo da reposição inflacionária de 11,28% que TODOS os servidores públicos do município receberam no início do ano, INCLUSIVE agentes políticos do Executivo Municipal, é também de direito que os legisladores façam a reivindicação. A Câmara Municipal não está de acordo com a vulgarização e banalização que estão tentando promover contra o trabalho que aqui é exercido, sempre em prol da população.

O percentual de 11,28%, que o texto da Lei dispõe, foi estipulado de acordo com a reposição das perdas decorrentes da variação inflacionária que ocorreram em 2015, com base no cálculo do INPC/IBGE. Notificamos ainda, que o aumento foi também usufruído pela ex-vereadora, e autora do texto. Celi exerceu o mandato entre 2001 e 2004. Durante esta gestão, o salário do vereador era de R$ 1.862,00, e o salário mínimo na época esbarrava na margem dos R$ 180,00, ou seja, a vereadora ganhava 10 salários mínimos. Comparando com o salário mínimo de hoje, de R$ 880,00, o vereador já recebe um valor bem abaixo da margem inflacionária.

O vereador medianeirense demonstra constantemente que está preocupado com os interesses da comunidade, e isso é apresentado através de publicações limpas e transparentes do trabalho que aqui é realizado por ele. Não é admissível que os problemas decorrentes da má gestão do Governo Federal e da corrupção que assolam o país recaiam sobre esta Casa de Leis. E para isso contamos com a compreensão dos munícipes.

Ressalta-se ainda que a matéria distorcida visa direcionar o assunto sob a ótica de que “vereadores não faz nada”, “bando de vagabundo”, porém teremos algumas considerações a expressar:

Medianeira hoje é um exemplo de gestão, teve várias avaliações demonstrando que Medianeira é uma excelente cidade para se viver, porém tudo isso não é só fruto do Executivo, boa participação na busca, nas votações, na aprovação de projetos é originário do Legislativo.

Buscar recursos do Estado ou da Federação é uma das funções do vereador. E de nossa cidade grande montante dos recursos é oriundo do trabalho dos vereadores, através de deputados, senadores, Governador e diretamente Ministérios Federais.

Além disso, o vereador é o ente fiscalizador que representa o cidadão, ao buscar as informações necessárias para aprovação ou desaprovação das contas e atos municipais. Assim, se concluí que não deixemos generalizar a depreciação política e desmerecer a função do vereador, pois muitos dos legisladores colaboram e muito com suas funções e com a busca de recursos para que o município de Medianeira siga evoluindo e se torne cada dia melhor para se viver.

Por último, informamos que a matéria não constaria na pauta da sessão de amanhã em função de estar ainda em análise jurídica sobre os prazos para aplicação da lei, a dúvida precisa ser sanada anteriormente a qualquer aprovação, conforme requerido pela diretoria jurídica.