Câmara de Vereadores: confira as proposições apresentadas na última sessão ordinária

04/09/2017 - Atualizado em 05/09/2017 às 08:37

Os vereadores de Medianeira aprovaram hoje, na 23ª sessão plenária deliberativa ordinária de 2017, ao todo, cinco novos requerimentos. Em pauta também foram despachadas sete indicações que serão encaminhadas ao chefe do Poder Executivo Municipal. Com uma pauta bastante sucinta e plenário cheio, os munícipes acompanharam, antes do término da sessão, o pronunciamento do vereador Aristeu Elias Ribeiro, assunto para a próxima matéria.

Matérias aprovadas em único turno:

Emenda Parlamentar (126/2017)

Autor: Sidney França – (aprovado por unanimidade)

O vereador solicita ao deputado federal Antonio Wandscheer e ao Governo Federal, a viabilização de R$ 650 mil para realização de recape asfáltico em Medianeira. Segundo ele, uma rua devidamente asfaltada melhora a qualidade de vida da população, facilitando os deslocamentos diários, auxiliando e diminuindo os transtornos enfrentados no dia a dia. Tendo em vista a necessidade de melhorias em diversas vias do município, além de que várias vias ainda não estão asfaltadas, e levando-se em consideração a importância da ampliação da infraestrutura de transportes para atender a demanda e os anseios da população, é que pede-se a referida contribuição parlamentar.

Lama asfáltica (127/2017)

Autor: Valdecir Fernandes – (aprovado por unanimidade)

Requerimento enviado ao prefeito Ricardo Endrigo, solicitando ciência sobre a inclusão da pavimentação com lama asfáltica da Rua Belém no orçamento de 2017. O pedido visa atender as reivindicações de moradores do Bairro Condá, onde o vereador alega já ter indicado a colocação de lama asfáltica em outra oportunidade, visto que a mesma encontra-se em estado precário de conservação.

Equipamentos à Secretaria de Agricultura (128/2017)

Autores: Antonio França e Valdir Oliveira – (aprovado por unanimidade)

Expediente encaminhado ao deputado federal Dilceu Sperafico e ao ministro da Agricultura Blairo Maggi, solicitando seus bons préstimos em viabilizar uma emenda de um milhão de reais, destinada à aquisição de equipamentos para a Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável e Abastecimento de Medianeira.

Justificam que as atividades agropecuárias são de extrema importância para Medianeira e região, gerando renda e desenvolvimento para os produtores e para os Municípios. Os Poderes Públicos, através da recolha de impostos, aumentam suas receitas com a expansão das atividades dos produtores locais, porém, devem retribuir oferecendo suporte para que esses produtores possuam as condições necessárias para um desenvolvimento sustentável.

O trabalho a ser feito, consiste principalmente, na melhoria e recuperação constante das estradas, o que demanda mais e melhores equipamentos, bem como, verbas para manutenção. Como a quantidade de verbas é sempre fator limitante no atendimento das necessidades da população, é difícil para os Gestores Públicos gerenciarem a aquisição de novos equipamentos, motivo pelo qual, solicita-se a viabilização dos recursos necessários para que Medianeira possa oferecer melhores condições de trabalho aos produtores rurais.

Hemonúcleo (129/2017)

Autores: Valdir Oliveira e Antonio França – (aprovado com voto contrário do vereador Pedro Seffrin)

Os autores buscam, através do deputado estadual Ademir Bier, ao Secretário Estadual de Saúde, Senhor Michele Caputo Neto e ao Diretor do Hemepar, Senhor Paulo Roberto Hatschbach, solicitando a implantação de um Hemonúcleo ou uma Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue no Município de Medianeira.

Conforme os autores, Medianeira é considerado um polo microrregional na área de saúde, atendendo várias cidades. A quantidade de serviços de saúde atendidos no município torna necessária a instalação de um hemonúcleo ou uma unidade de coleta e transfusão de sangue, o que irá agilizar e facilitar o fornecimento de sangue nos casos em que houver necessidade.

Investimentos à UTFPR (130/2017)

Autor: Pedro Seffrin – (aprovado por unanimidade)

Solicita ao deputado federal Fernando Giacobo e ao Governo Federal, a viabilização de uma emenda de um milhão e quinhentos mil reais para a realização de investimentos no Parque Científico e Tecnológico do Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. O vereador alega que o Parque Científico e Tecnológico trará inúmeros benefícios para a população, como novas oportunidades no mercado de trabalho para os jovens recém-formados. O impacto na economia também será positivo, haja vista a criação de novas empresas, geração de renda para famílias e impostos à Medianeira. Vez que, os recursos serão destinados para adequação e reformas das edificações, atendendo a demanda e ao anseio dos universitários e da população.

As indicações poderão ser acessadas na íntegra clicando aqui.