Quadro da Câmara: Aprendizagem na Prática

01/03/2016 - Atualizado em 10/05/2016 às 15:17

A partir de amanhã estaremos com novidades em nossa página do face. Trata-se do quadro "Aprendizagem na Prática", onde conheceremos um pouco sobre cada estagiário, quais são suas expectativas e o que está achando sobre o Legislativo Municipal.

O estágio é uma fase especial do processo de aprendizagem, pois permite que o estudante, enquanto adquire conhecimentos acadêmicos, desenvolva a prática profissional. Desta forma conhece as oportunidades e dificuldades do mercado de trabalho, sendo nessa fase que o estudante-estagiário tem oportunidade de avaliar sua opção profissional em relação ao seu potencial e aptidões na prática do dia-a-dia, estimulando gradativamente a sua mentalidade laboral, seu comportamento ético-profissional e a formação de sua identidade cidadã.

E diante da preocupação de gerar oportunidades de melhor capacitação profissional na própria cidade, a Câmara Municipal firmou parceria com o CIEE oportunizando o estágio. Os benefícios são triplos, ao atingir o estudante em campo prático, a própria administração e a comunidade.

Vale lembrar que estágio não é emprego, portanto, não há vínculo empregatício, e tudo é regulamentado através do texto de Lei 11.788/2008 que estabelece normas quanto à contratação de estudantes na condição de estagiários. O aluno deve estar matriculado e frequentando regularmente um curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial ou dos últimos anos do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos

Portanto, estaremos publicando diariamente matérias com o que cada integrante do programa da Câmara Municipal está considerando sobre o plano de estágio. Sendo lhes perguntado três questões:

1) Sobre o programa de estágio da Câmara Municipal, o que você considera sobre? No modelo que está sendo oferecido o estágio pela Câmara, qual nota de 0 a 10 você daria? E o que pode ser melhorado?

2) O que representa o estágio para você, e como o vê contribuir para sua formação acadêmica?

3) Qual sua opinião sobre a gestão da Câmara Municipal?