Tiro de Guerra realiza formatura no Dia do Soldado

27/08/2018 - Atualizado em 27/08/2018 às 14:55

Na noite do dia 25 de agosto, o Tiro de Guerra de Medianeira 05-018 realizou uma solenidade comemorativa do Dia do Soldado. A solenidade contou com a presença da secretária de Ação Social, Delcir Berta Aléssio, do presidente da Câmara Municipal, Sebastião Antônio, do 2º tenente da PM Gois, além de familiares dos monitores, atiradores, ex-atiradores e amigos do TG.

O Dia do Soldado é uma data muito importante para o Exército Brasileiro, onde se comemora o nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Em 25 de agosto de 1803 nascia o patrono do Exército, Brasileiro que se tornou conhecido como "O Pacificador"  foi um grande comandante, que garantiu a soberania nacional em conflitos internacionais, mas que acima de tudo derrotou e pacificou as revoltas internas do país após sufocar muitas rebeliões contra o Império.

O Dia do Soldado foi instituído com o objetivo de homenagear a todos os soldados brasileiros que se arriscam ou arriscaram suas vidas para defender e proteger nossa pátria. Além disso, a carreira de soldado ensina aos jovens valores como a disciplina, a organização, a solidariedade e principalmente o amor à pátria.

Na solenidade de comemoração, os atiradores da turma de 2018 tiveram um momento muito especial, que foi o recebimento da boina verde-oliva. Ao serem dignos de tal distinção, assumiram o compromisso diante de seus companheiros, familiares e amigos de honrá-la, em respeito à memória de nossos heróis. Seu singelo simbolismo concretiza ideias, sentimentos e valorosa tradição legada pelos nossos antepassados, desde a epopeia de Guararapes.

Após receberem a boina os Atiradores realizaram o compromisso perante a bandeira do Brasil e a continência individual.

Em seu pronunciamento, o chefe da instrução, o 1º sargento de infantaria, Alexandre de Resende Gomes relembrou a trajetória do Duque de Caxias, conclamando para que os atiradores e toda sociedade sigam o seu exemplo de lealdade, integridade e amor à pátria, tão necessários ao crescimento de nossa nação.

Redação: Tiro de Guerra 05-018