Vereadores de Medianeira participam de curso da ACAMOP em Santa Helena

19/02/2016 - Atualizado em 10/05/2016 às 16:12

O II Encontro de Vereadores do Oeste do Paraná, realizado pela ACAMOP nestes dias 18 e 19, tem se mostrado muito produtivo pelos interessantes temas ministrados em um curso oferecido na sala de reuniões da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (ACISA). De Medianeira, estiveram participando no primeiro dia, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Seffrin, e vereadores Lucy Andreola, José Valdir Linhar (tati) e Nelson de Oliveira, juntamente com o assessor de gabinete Matheus Toledo Della Pasqua.

Na abertura, a mesa diretora da ACAMOP tratou sobre a importância do evento, onde discutiu-se à cerca do andamento do programa Oeste em Desenvolvimento, ministrado pelo Presidente Mário César Costenaro. Cujo objetivo é solicitar o apoio dos vereadores na criação e aprovação de leis que favoreçam o desenvolvimento econômico e social do Oeste.

Na oportunidade, a vereadora Lucy Andreola foi indicada pelo Presidente da Câmara, Pedro Seffrin para representar o município de Medianeira junto dos vereadores Ademar Dorfschmidt (de Toledo) e Edson Wamms (de Santa Helena) que estarão representando o programa Oeste em Desenvolvimento em nome da ACAMOP, em eventuais encontros regionais. O nome de Lucy foi aprovado pelos demais participantes do curso.

Após a parada para o almoço, a ACAMOP apresentou ainda dados relevantes sobre a iminência de um grave problema que se alastra na região Oeste do Paraná, o “Fracking”. Processo destrutivo usado para extrair gás da rocha de xisto que se encontra no subsolo, e que atualmente vem sendo explorado pelo Governo Federal através de órgãos reguladores como o Ibama e o IAP, mas que está poluindo nossos lençóis freáticos, contaminando a água do Aquífero Guarani.

Na sequência, o palestrante Dr. Armando Souza falou sobre as implicações da nova Lei Eleitoral. Diversas dicas e alterações foram repassadas aos parlamentares sobre o que passa ou não a valer nesta campanha eleitoral de 2016. Questões como a regulamentação das filiações partidárias, ou da obrigatoriedade dos partidos possuírem um diretório político em seu município, bem como das novas sanções e proibições no que se refere à publicidade e contratação de pessoal, entre outras questões burocráticas que foram alteradas e passam a ter vigência neste próximo mandato.