Câmara presta homenagem ao Tiro de Guerra e aprova em 1º turno projeto do Executivo que majora IPTU em 5%

14/12/2018 - Atualizado em 18/12/2018 às 10:53

A 16ª Sessão Extraordinária da Câmara de Medianeira, realizada na manhã desta sexta-feira (14) foi iniciada com uma cerimônia especial de entrega de honrarias ao Tiro de Guerra 05-018 de Medianeira pelos seus 20 anos de atividades e ao ex-atirador Kennedy Becker pela composição (letra e música) da Canção do TG 05-018. As homenagens foram de iniciativa do vereador e presidente da Casa, Sebastião Antonio.

Os Votos de Congratulações conferidos a Kennedy Becker foram concedidos em reconhecimento ao talento do ex-atirador da turma de 2016, que na época compôs um hino dedicado excepcionalmente ao Tiro de Guerra 05-018 de Medianeira. Kennedy agradeceu familiares, amigos, ex-colegas de farda, bem como a todos aqueles que lhe ajudaram nessa ousada ideia, com agradecimentos em especialmente ao então chefe de instruções do Tiro de Guerra em 2016, hoje tenente Celio Ivaldo Rucinski. “Agradeço ao Celio por ter acreditado e confiado no meu potencial, não medindo esforços para que a canção fosse registrada como patrimônio histórico do Exército Brasileiro e também de Medianeira. Tornando-se o único Tiro de Guerra da 5ª Região Militar, a possuir canção própria”, pontuou.

O Tiro de Guerra 05-018 por sua vez, foi agraciado com a outorga do título de Ordem de Mérito do Legislativo da Câmara Municipal de Medianeira. Uma homenagem à instituição que há 20 anos exerce com competência e serventia suas atividades no município. A honraria foi entregue em mãos do chefe de instruções e subtenente Alexandre de Resende Gomes. Sebastião agradeceu o desempenho de todos que ajudaram a escrever a história do TG 05-018, frisando sobre as diversas atividades já desenvolvidas ao longo desses 20 anos. “Além da instrução militar, visando a formação do Reservista de 2ª Categoria, o Tiro de Guerra de Medianeira já desenvolveu inúmeras atividades complementares de apoio às mais diversas entidades de cunho social, clubes de serviços, secretarias de Esportes e de Saúde, SESC, dentre outras, sempre em prol da comunidade local”, destacou Sebastião que, posteriormente, leu um resumo de como foi idealizada e realizada a Canção do TG 05-018.

[...MAIS FOTOS...]

Após as homenagens, foram deliberadas seis matérias em primeiro turno. Dos cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo encaminhados à Câmara, quatro foram aprovados por unanimidade, os quais tratam sobre a abertura de crédito adicional nos valores, se somados, de até R$ 494.088,33 e da contratação de operação de crédito junto à Caixa Econômica, no valor de até R$ 3,2 milhões, a serem utilizados nas obras de qualificação viária de Medianeira.

Os vereadores ainda aprovaram em primeiro turno com 7 votos favoráveis e 2 contrários, o projeto do Executivo que, entre outras providências, dispõe sobre majoração no valor do metro quadrado de terrenos e preços básicos de construção em 5% – ou seja, fatores que influenciam no aumento direto do valor venal dos imóveis sujeitos ao IPTU. Além de um reajuste na tabela de cobrança da taxa de coleta de lixo. [Votação] favoráveis: Antonio França, Nelson de Bona, Pedro Seffrin, Sidney França, Tarcísio Becker, Valdecir Fernandes e Valdir de Oliveira. - contrários: Aristeu Elias Ribeiro e Sebastião Antonio.

O sexto e último item deliberado foi a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município, da Mesa Diretiva, que dispõe sobre o processo de revisão da legislação municipal. A matéria visa atualizar o texto da lei. Um trabalho feito apenas por servidores da Câmara, concluído após doze meses de estudos e de consolidação das legislações vigentes, que também recebeu na etapa final, a contribuição dos vereadores de Medianeira quanto ao processo final de definição das emendas. A proposta foi aprovada em 1º turno com 8 votos favoráveis e 1 contrário, sendo o único voto contrário do vereador Pedro Seffrin.