Vereador intermedia parceria do CONSEG com Itaipu visando implantação de 'minicidade'

25/01/2019 - Atualizado em 25/01/2019 às 16:26

Representando a Câmara de Medianeira, o vereador Pedro Seffrin esteve visitando, na manhã dessa sexta-feira (25), a Ecovila, uma “minicidade” destinada a atividades pedagógicas para alunos do ensino fundamental. O vereador esteve acompanhado do presidente do Conselho de Segurança de Medianeira - CONSEG, Vilmar Alberton, do membro do Conselho e comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Medianeira, Capitão Garcia e do assessor pessoal Felipe Ambrosio.

O objetivo da visita foi apresentar ao assistente do diretor administrativo da Itaipu, Rogerio Henrique Miranda, o projeto desenvolvido pelo CONSEG visando implantar uma minicidade, a exemplo da Ecovila, também no município de Medianeira. A intenção é de que o projeto possa atender não apenas Medianeira, mas também todos os municípios da microrregião.

A comitiva se mostrou muito satisfeita com o que foi apresentado em Foz do Iguaçu, visto que o espaço oferece ao aluno associar o conteúdo do currículo escolar com a vida de uma cidade, especialmente em questões relativas à sustentabilidade – como saneamento, coleta seletiva, energias renováveis, mobilidade, usos múltiplos da água, entre outros.

Ecovila

O espaço tem 1.400 metros quadrados e concentra, em menor escala, tudo o que uma cidade tem: hospital, escola, posto de polícia, posto de combustível, além de ruas e avenidas sinalizadas, inclusive com semáforos funcionando. A novidade faz parte do roteiro de atividades do programa Estação Ciência, do Parque Tecnológico de Itaipu - PTI, que promove a iniciação científica desde o ensino fundamental.