Legislativo cobra conscientização dos condutores e indica melhorias ao trânsito de Medianeira

04/02/2016 - Atualizado em 11/05/2016 às 09:51

A recorrência de acidentes e congestionamento no centro da cidade e vias que dão acesso a outros municípios costumam elevar a indignação da população, que constantemente reivindica por melhorias quanto as alternativas de estacionamento e novas sinalizações. Sabe-se que parte da responsabilidade de tudo que acontece no trânsito é dos condutores, pessoas que por muitas vezes não respeitam as sinalizações e normas de direção, como parte também é do Poder Público, que tem a obrigação de buscar melhorias que readéquem o fluxo dos veículos.

Essa realidade leva a Câmara Municipal de Medianeira a buscar medidas que tragam melhorias ao tráfego de veículos que cresce a cada dia no município, e elevar a segurança de seus pedestres e condutores. Por isso, os vereadores sugerem através de indicações e requerimentos ao Poder Executivo, que realize estudos e procure através de uma série de intervenções melhorar, cada vez mais, o tráfego no centro e nos bairros.

Nos últimos anos, Medianeira melhorou muito sua sinalização, com novas lombadas, semáforos e placas que auxiliam a redução da velocidade e outras causas de acidentes. O excesso de velocidade e o consumo de álcool têm sido as principais causas dos acidentes graves por aqui, mas os números não vão diminuir se os condutores também não mudarem o comportamento.

Diversos projetos de autoria do Legislativo já foram atendidos pela Administração, como no caso do semáforo implantado entre a Rua Bahia e Avenida Brasil, conforme indicação do vereador Pedro Seffrin, nº 108/11. Outros ainda seguem em estudo, ou estão próximos de serem viabilizados, como por exemplo a indicação 142/10 que requer a implantação de semáforo nas seguintes localidades: Av. João XXIII com Rua Argentina; Av. José Callegari com Rua Pará; Av. Rio Grande do Sul com Travessa Karol Woytilla.

Conforme a última lista do Detran, de outubro de 2015, com a frota de veículos cadastrados no Estado do Paraná, Medianeira possui um total de 31.571 veículos, sendo 16.789 destes automóveis. A Câmara Municipal lembra que além dos veículos da população local, o município recebe um grande volume de carros, motos, ônibus e caminhões de outras cidades da região. Pois a cidade é um grande polo regional de comércio e prestação de serviços que atende cidades como Serranópolis, Missal, Matelândia, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu.

O crescimento da frota exige uma nova postura por parte dos cidadãos. Costumes antigos devem ser deixados de lado. A pressa não pode prevalecer e o respeito ao espaço do outro é fundamental para uma boa convivência do trânsito. Respeitar regras elementares, previstas no Código de Trânsito, é essencial. E lembre-se, se beber não dirija!